Projeto ‘Viva o Golbol!’ oferece formação continuada para professores de educação física

Estão abertas até 5 de dezembro de 2019, as inscrições para o curso de formação continuada de professores ‘Desafios e práticas para uma educação física inclusiva”. A atividade, voltada à docentes de educação física das redes municipal e estadual de ensino, é ofertada pelo projeto ‘Viva o Golbol!’ – que desde a metade do ano promove oficinas para os estudantes do campus.

O curso será realizado no dia 9 de dezembro, com duas palestras pela manhã no auditório do IFRS – Campus Osório, e à tarde com o momento teórico/prático de Golbol na Vila Olímpica. Para participar, basta fazer sua inscrição por meio do link bit.ly/edfisicainclusiva.

O objetivo é promover um espaço de troca de experiências, voltado à construção de saberes sobre educação inclusiva. Visa também socializar os conhecimentos produzidos durante as práticas propostas pelo “Golbol”, de modo a compartilhá-las como sendo possíveis de contribuírem para a promoção de inclusão de estudantes deficientes visuais e videntes nas aulas de Educação Física.

Programação:

8h30 – Recepção

9h – Práticas pedagógicas inclusivas: reflexões e possibilidades, com Gabriel Pereira e Fabiane Chaves

10h30min – Experiências práticas de Educação Física Inclusiva, com Mariana Ost e Marlon André da Silva

14h – Conhecendo o Golbol: conversa e prática sobre o esporte e suas possibilidades de utilização nas aulas de Educação Física, com Glailton Winckler da Silva (2° Vice Presidente da Acergs  e diretor de Esporte e Cultura)

Sobre  o Golbol
O Golbol é o único dos mais de 20 esportes dos Jogos Paraolímpicos que não precisou ser adaptado. Ele foi criado na década de 1940 para reabilitar e socializar combatentes que ficaram cegos na II Guerra Mundial. Mas só foi apresentado nos Jogos de Toronto 1976.

É disputado entre duas equipes, com três atletas (os alas e o central), que têm a função de arremessar e defender. A bola deve tocar em determinadas áreas da quadra para que o lance seja considerado válido. O objetivo é marcar gols. Uma partida tem dois tempos de 12 minutos. No entanto, o jogo pode ser encerrado a qualquer momento caso uma equipe alcance a diferença de dez gols no placar. Essa situação é chamada de game.

A bola é parecida com a de basquete. Pesa 1,25 kg e tem guizos em seu interior para que os jogadores saibam a sua direção.  A quadra tem as mesmas dimensões da quadra de vôlei (9m de largura e 18m de comprimento). Em cada lado, há uma goleira 9m de largura e 1,5m de altura. A linha do gol e algumas outras linhas importantes são marcadas por um barbante preso com fita adesiva, permitindo que os atletas possam senti-las.

Projeto ‘Viva o Golbol!’

A proposta visa, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, difundir a prática do Golbol no Campus Osório e nas escolas públicas de Osório, proporcionando o contato inicial com o esporte, investigando sobre a participação dos alunos com deficiência visual nas aulas de Educação Física, promovendo formação continuada aos professores da área de escolas públicas da cidade e, por fim, contribuindo para o desenvolvimento do Golbol como ferramenta de inclusão nas aulas de Educação Física