Projeto IFMUNdi promove debates para produzir conhecimentos

Sexta edição do projeto IFMUNdi organizou duas simulações

A sexta edição do projeto IFMUNdi: promovendo debates e produzindo conhecimento marcou a retomada dos exercícios de simulação presenciais em 2022. Após dois anos de formato remoto em decorrência da pandemia da Covid-19, a equipe organizadora do projeto organizou duas simulações: o evento formativo sobre a saga Harry Potter “Gabinete da segunda guerra bruxa: Comensais da Morte vs. Ordem da Fênix” e a simulação da Reunião Emergencial da Organização das Nações Unidas sobre a Ofensiva Militar Russa na Ucrânia.

O evento formativo aconteceu no dia 17 de agosto de 2022 e buscou reaproximar os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Osório da dinâmica das simulações do IFMUNdi. Com uma temática lúdica e de maior conhecimento dos jovens, a atividade valorizou a importância do incentivo à construção democrática de resoluções que determinariam o futuro de uma comunidade fictícia, que, neste caso, se tratava de um cenário muito presente na infância dos participantes.

Já nos dias 28 e 29 de setembro, a simulação da Reunião Emergencial sobre a Ofensiva Militar Russa na Ucrânia retratou o encontro de emergência realizado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em fevereiro de 2022. Nela, os estudantes representaram diplomatas de diversos países que discutiam a condenação da Rússia pelas operações militares em território ucraniano bem como soluções para os problemas sociais, econômicos e humanitários decorrentes. O debate também contou com a presença de agências de comunicação, compostas por alunos que representaram jornalistas (encarregados pela cobertura da simulação em suas respectivas redes sociais) .

Como preparação para a atividade, a equipe organizou oficinas de produção de cartazes e aulas sobre o funcionamento do debate, que foram ofertadas nos turnos da manhã e da tarde. Nos dias do evento, o auditório ficou repleto de estudantes que acompanhavam a realização da simulação e as turmas de primeiro ano do curso Técnico em Administração participaram representando grupos de interesse, com a realização de protestos durante o debate.

Sobre o IFMUNdi

Desde 2017, o IFMUNdi promove simulações inspiradas nos Modelos das Nações Unidas (MUNs). Estudantes do ensino médio participam de exercícios de simulação de sessões, comitês, conferências e assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Senado Federal. O projeto conta com subsídios do IFRS na forma de bolsas para o desenvolvimento de suas atividades.

A equipe de 2022 do projeto, denominada “secretariado”, é coordenada pela professora da área de ciências sociais Roberta dos Reis Neuhold  e pelas estudantes Giulia Alves, Maria Clara Ferreira Homem, Suzana Pimenta, Carolina Dias, Giovanna Rizzi e Gabriela Ribas.

Quer saber mais sobre o projeto?

Siga @ifmundi no Instagram e leia os artigos publicados em revistas acadêmicas:

“A organização de simulações das Nações Unidas por estudantes do ensino secundário: de desafios metodológicos a experiências emancipatórias”, publicado na Revista Portuguesa De Investigação Educacional, escrito pelo secretariado do IFMUNdi de 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11682

“Vivências no ensino médio inspiradas nos Modelos das Nações Unidas: o Comitê de Extensão e Preparação para Fóruns do IFMUNdi”, publicado na. Vivências, e produzido por Roberta Neuhold e Isadora Bitencourt. Disponível em: https://doi.org/10.31512/vivencias.v17i33.463

“A simulação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987/88 no contexto da pandemia da covid-19: a adaptação de um projeto de ensino e extensão ao formato remoto”, publicado em Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense e escrito pelo secretariado de 2020 / 2021. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/2181

Quer se preparar para simulações?

Faça o curso on-line e gratuito Introdução à Organização das Nações Unidas e às simulações acadêmicas e escolares (MUNs). Com certificação de 40 horas, o curso foi produzido pela equipe do IFMUNdi e está com turmas abertas. Inscrições em https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38

Texto produzido pelo secretariado de 2022 do projeto IFMUNdi, com edição da Assessoria de Comunicação