Projeto Fidere conquista premiação em feira internacional de sustentabilidade

Foto Fidere App

Mais um destaque foi obtido pelo projeto de pesquisa desenvolvido por Victórya Leal Altmayer Silva, estudante do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório do IFRS. Foi o segundo lugar na categoria Inovação Sustentável da Terra da Feira Internacional de Soluções em Sustentabilidade (Sustainability Solutions Science Fair), recebendo mil dólares – que serão aplicados para dar continuidade em pesquisas que visam o desenvolvimento da economia circular no litoral norte gaúcho.

A Feira Internacional de Soluções em Sustentabilidade é promovida pela Universidade Estadual  do Arizona, em parceria com as Fundações Wells Fargo e Rob and Melani Walton. Convoca projetos focados na temática ambiental de jovens cientistas de 12 a 18 anos de todo o mundo. Dos 24 prêmios distribuídos (12 para o Ensino Médio e 12 para o Fundamental), só três não foram para projetos norte-americanos.

“Brasil, Canadá e Zimbábue receberam destaque, e o Fidere está entre eles! Único do nosso país e também o único de fora dos Estados Unidos premiado na categoria. Levar a ciência brasileira para eventos tão importantes como este, além de ser a realização de um sonho, é uma honra imensa. Ser premiada, por sua vez, é indescritível, ainda mais quando o tema é tão relevante, como é a sustentabilidade. Eu e minha amada orientadora professora Flávia transbordamos de alegria! A certeza que fica é sempre a mesma: a educação e a ciência transformam!” – comemora Victórya.

Jovem pesquisadora desenvolveu o Projeto Fidere

Sobre o projeto

O trabalho de pesquisa “Projeto Fidere: Desenvolvimento de um APP voltado à economia circular de brechós e associações do litoral norte gaúcho” buscou uma solução para alavancar a economia circular de brechós e associações da região do litoral norte gaúcho. Para isso, foi realizado o mapeamento de 35 brechós e 14 associações femininas nas cidades de Capão da Canoa, Osório e Tramandaí.

O primeiro resultado foi a criação de um aplicativo de celular inovador, com o modelo de testes disponível no Google Play, e que funcionará como loja virtual. A pesquisa tem orientação da professora Flávia Twardowski, atual diretora do Campus Osório, sob coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

O Fidere já conquistou quatro destaques em âmbito internacional. Ao todo, são mais de 20 premiações em feiras regionais, nacionais e internacionais. E a estudante Victórya já recebeu mais de 30 prêmios, contando os demais projetos dos quais participou durante o Ensino Médio.