Projeto Ecobrichó Solidário promove ação festiva de Natal com crianças indígenas da escola da Retomada Guarani-Mbyá de Maquiné

Desde agosto, o projeto de extensão EcoBrichó Solidário, que une brique e brechó no Campus Osório já lucrou R$2.000,00. Do montante arrecadado, 50% desse valor foi comprado um micro-ondas que está instalado na área de convivência para uso dos estudantes e feita a adesivagem temática na porta da sala de educação-física. Com restante do valor foi realizada a festa da guloseima no mês de outubro e, nesta terça-feira (13/12) uma rodada de picolés, ambas, na aldeia Mata Sagrada, na Retomada Mbyá-Guarani, em Maquiné.

Segundo a Pedagoga Maria Cristina Schefer, que também é coordenadora desse e de outras ações de pesquisa ensino e extensão desde o princípio da organização da aldeia em janeiro de 2017, “a Giovana nunca havia estado em uma aldeia, ela foi presenteada com brincos de penas coloridas e um filtro dos sonhos, pelas artesãs, um momento xondaro! Tarde linda, povo lindo, mergulho no essencial!”

Nas imagens, além do povo indígena litorâneo, os estudantes do Curso Técnico em Informática e voluntários no projeto, Gabriel dos Anjos e Giovana Vargas Martins e a coordenadora, Maria Cristina Schefer.