Projeto do campus representa o Brasil na final internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Estudantes e professora participam de evento na Suécia

As integrantes do projeto de pesquisa “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais” já estão na Suécia para a grande final do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), que acontece na terça-feira, 30 de agosto de 2022. As estudantes Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, autoras do projetos, são as únicas representantes do Brasil no evento. Elas estão acompanhadas da professora coordenadora da pesquisa, Flávia Twardowski.

As malas estão carregadas do orgulho de ser o Brasil no evento. Para Laura, é motivo de muita honra e emoção. “O sentimento de poder levar a ciência jovem feminina brasileira é espetacular. Nossa pesquisa, o SustainPads, que começou para atender uma demanda dentro da nossa comunidade, hoje conquistou mais um lugar no mundo”. Camily complementa: “Tudo isso representa muito mais que um prêmio. É resultado de todo o esforço e dedicação que vivenciamos no desenvolvimento do projeto”. A professora Flávia conclui: ‘É tão gratificante quanto os resultados obtidos pelo projeto, que trata de um tema de extrema importância. Conseguimos mostrar que a Educação e a Ciência são um caminho possível”.

O anúncio de que seriam as representantes do país na grande final internacional foi feito na cerimônia de encerramento da etapa brasileira, integrada à Conferência Internacional Rio 2030, em 06 de junho, no Rio de Janeiro.  > Relembre na notícia: Projeto do campus é selecionado para representar o país na etapa internacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Sobre o SustainPads

As jovens estudantes do ensino médio desenvolveram absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos encontrados no mercado, de algodão e plástico.

Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais da região do litoral norte). Do resíduos da indústria nutracêutica, de cápsulas de medicamentos, criaram um biofilme.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.

Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP)

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio é organizado anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). A princesa Vitória da Suécia é a patrona do prêmio.

O SJWP conta com a participação de milhares de jovens inovadores entre 15 e 20 anos, de mais de 30 países, encorajando o interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade. No Brasil, o prêmio é realizado desde 2017.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma das instituições organizadoras, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS); e a organização empresarial Brazilian-American Chamber of Commerce (BrazilCHam), uma das incentivadoras da participação das brasileiras no SJWP.