Projeto de pesquisa apresenta resultados

Participação no evento Senid

O projeto de pesquisa'(Des)Pluga: Metodologias inovadoras utilizando o Pensamento Computacional através da Computação Plugada e Desplugada’ marcou presença no VII Seminário Digital de Cultura Digital – Senid -, realizado de 26 a 28 de maio pela Universidade de Passo Fundo.

Orientado pela professora Aline de Bona, a ação contou com a atuação dos bolsista Natália Bernardo, recém-formada no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, e Lucas Alves, estudante do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Foi submetido o artigo completo ‘Metodologias inovadoras para as aulas de matemática utilizando o pensamento computacional e algumas questões da OBMEP, de Natália Bernardo Nunes e Aline Bona e também o painel ‘(Des)pluga: atividades inovadoras de computação desplugada com o uso do pensamento computacional’, que contou com Lucas Pinheiro Alves – idealizador da atividade prática apresentada sobre reconhecimento de padrões, como opção de ser aplicada por professores nas suas escolas.

Durante o evento também ocorreu o lançamento do livro Práticas investigativas para a verdade matemática no ensino médio’, produzido por meio de edital de auxílio à publicação de produtos bibliográficos do IFRS. De autoria de Aline Silva De Bona, Bruno Ferreira da Luz, Fernando Rodrigues de Oliveira, Guilherme Ferreira Monteiro e Jenifer Cassandra da Silva Oliveira, o material é decorrente de uma pesquisa denominada realizada por professores e alunos do curso de Licenciatura em Matemática do Campus Osório.

O projeto também teve o artigo (Des)pluga: O pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras publicado na Revista Contexto & Educação, da Unijuí. E contou com capítulos nos livros Vivências Didáticas – Metodologias aplicadas em Ensino e Aprendizagem’ e ‘Tecnologia Educacional em Perspectiva: Caminhos da Pesquisa para Inovação’.