Projeto de informática recebe estudantes de escolas da região

Visita escola Suely Vacari Osório

Em seu segundo ano de execução, o projeto “Programando Fácil” já recebeu cerca de 240 estudantes de escolas da região. O objetivo é ensinar programação básica e raciocínio lógico para discentes do 9º ano do ensino fundamental. Durante as atividades, os ministrantes também apresentam o Campus Osório e os cursos oferecidos pela instituição.

No dia 12 de julho, foi recebida a oitava turma de visitantes, da escola Suely Vacari Osório, do município de Tramandaí. Os alunos participaram de uma oficina de Raciocínio Lógico, Pensamento Computacional e Noções Básicas de Programação, além de um “tour” para apresentar as dependências do campus aos alunos.

Desde o ano passado, quando o projeto teve início, já foram recebidas as escolas: Marechal Mascarenhas de Morais e E. E. B. Professora Erica Marques, de Terra de Areia; Escola Estadual De Ensino Médio Capão Novo e Divina Providência, de Capão da Canoa; Menino Manoel Luíz, de Tramandaí; Raul Pilla, de Cidreira; Visconde do Rio Branco, de Santo Antônio da Patrulha; Albatroz, Osvaldo Bastos, General Osório, Prudente de Morais e Osvaldo Amaral do município de Osório.

O Programando Fácil – Conhecendo a Computação é executado pelos bolsistas Julia dos Santos, Leonardo Leites, Maurício Braga, Rafaela da Silva, Richard Espíndola, Vithoria Batista Vitória de Souza, sob orientação da professora Anelise Kologeski e coorientação do técnico administrativo Augusto Weiand. O grupo também já ministrou oficinas de programação para os participantes de outro projeto da instituição, o “STEM Geek”, que desenvolve práticas de ciências, engenharia, matemática e tecnologia.

E para as escolas que ainda não participaram, as inscrições seguem abertas até o final do ano, através do e-mail [email protected]. Ainda, para as turmas que não puderem se locomover ao campus e tiverem um laboratório de informática em suas acomodações, podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e agendar uma visita. As oficinas podem ser adaptadas para todas as séries do ensino fundamental.