Projeto de extensão PROGIF oferece bolsas para estudantes

PROGIF seleciona bolsistas

O projeto de extensão ‘PROGIF: levando programação às escolas públicas através da robótica educacional’ está selecionando estudantes para atuarem como bolsistas. São seis vagas, sendo três para o Campus Osório e três para o Campus Restinga, já que o projeto é multicampi. Todas as informações da seleção dos estudantes estão disponíveis no Edital Nº 42, publicado no menu Editais, submenu 2021.

O período de inscrição para participar da seleção dos bolsistas já está aberto e vai até 7 de novembro de 2021. Deverá ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico. Para o Campus Osório as oportunidades são para alunos dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (2 vagas) e superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1 vaga).

Os selecionados irão auxiliar os professores extensionistas no atendimento dos participantes dos cursos de programação aplicada à robótica que serão oferecidos. Para isso, os bolsistas passarão por treinamentos de forma a compreender a metodologia e recursos tecnológicos que serão utilizados no projeto. As atividades práticas presenciais deverão ocorrer a partir do final de fevereiro de 2022 no Laboratório WindMaker do IFRS – Campus Osório.

Sobre o projeto

Serão atendidos pelo PROGIF, estudantes e professores de 8º e 9º ano da rede estadual dos municípios de Osório, Porto Alegre e Viamão, bem como da rede municipal de ensino do município de Imbé. Mas o coordenador da ação de extensão, professor Marcelo Paravisi, destaca que “apesar de ser um projeto em conjunto com o Campus Restinga,  as atividades dos selecionados pelo Campus Osório serão realizadas no Litoral Norte”.

Além dos cursos destinados aos estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental da rede pública de ensino, serão ofertadas capacitações para os professores das escolas contempladas, com o intuito de aproximar esses educadores às tecnologias e os tornarem disseminadores das mesmas.