Programa dTEC lança seu segundo livro digital

E-book do programa dTEC é lançado

‘Novos diálogos entre Ciência e Tecnologia: perspectivas de pesquisas’ é o e-book lançado recentemente pelo programa de extensão ‘Diálogos com Tecnologias – dTEC’. A obra demonstra, por meio de uma coleção de 13 artigos, o avanço qualitativo da pesquisa científica e tecnológica brasileira. Está disponível no Sistema de Bibliotecas do IFRS, onde pode ser baixada gratuitamente.

O livro digital é organizado pelo coordenador do dTEC Marcelo Vianna, técnico em Assuntos Educacionais e diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Osório. Segundo ele, a publicação apresenta as potencialidades da pesquisa científica desenvolvida no país. “Não só investigadores experientes se fazem presentes nesta obra, mas jovens estudantes mobilizados pela iniciação científica e que interessadamente compartilham os resultados de suas pesquisas, com auxílio de seus orientadores”, destaca.

O primeiro e-book do dTEC foi lançado em 2019 com o título ‘Diálogos com Tecnologias – Experiências e reflexões sobre tecnologias, sociedade e educação’. Também disponível para download gratuito. A obra reuniu trabalhos de palestrantes convidados, estudantes e pesquisadores do IFRS – Campus Osório e outras instituições acadêmicas, com diferentes enfoques e linguagens sobre ações de pesquisa, ensino e extensão.

“O denominador comum dos artigos do primeiro livro foi desconstituir o caráter muitas vezes hermético e elitista do mundo científico e tecnológico, aproximando de experiências mais aplicadas ao quotidiano, suscitando reflexões mais críticas. Em linhas gerais, procura valorizar e divulgar o trabalho desenvolvido como forma de se contrapor aos tempos atuais de deslegitimação e alienação dos saberes científicos e tecnológicos”, explica Marcelo Vianna.

Sobre o dTEC

Desenvolvida desde 2017, a ação ‘Diálogos com Tecnologias’ visa promover o conhecimento científico e tecnológico concebido no Campus Osório entre a comunidade da região do litoral norte. Contribui para o intercâmbio de saberes e experiências, assim como para uma consciência crítica, democrática e solidária das diferentes áreas da Ciência e Tecnologia entre seus participantes, instigando-os a pensar de maneira reflexiva e inovadora de modo a influenciar nas atividades do mundo do trabalho.

Em 2020, devido à pandemia, o dTEC procurou focar nas ações de divulgação científica de projetos e temas através das mídias sociais, além de organizar a publicação com trabalhos de pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, entre os quais servidores e discentes do IFRS – Campus Osório.