Professora representa o campus em projeto da Escola Tuiuti

“Um país só cresce através da educação”. Essa foi a frase que marcou a presença da professora de matemática Aline Bona no projeto “Orienta: o jovem frente à escolha profissional”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tuiuti. Com o objetivo de esclarecer aos estudantes do 8º e 9º ano sobre as profissões, a docente representou o Campus Osório usando sua experiência como exemplo.

Aline utilizou de sua história pessoal como professora, vídeos e músicas para explicar sobre sua profissão. “Assim, pude criar um espaço de diálogo entre os estudantes”, afirmou. A professora também levou flyers dos cursos técnicos e superiores para apresentar a instituição e a possibilidade que o instituto oferece de formar professores de matemática e letras.

Além disso, também explicou o papel da escola como ambiente de socialização, dos planejamentos docentes e dos estudos em grupo. Para ela, é fundamental que os professores participem de projetos externos, pois são ações de extensão que proporcionam a formação docente e da comunidade: “É minha responsabilidade, como docente, contribuir com a comunidade que acolhe o campus”, disse.

Já participaram do projeto representantes de diversas profissões, entre os quais jornalista, advogado, técnicos em informática, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudióloga e também entidades como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e a Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), que trouxe explicações sobre mercado de trabalho, primeiro emprego, carteira de trabalho, e o projeto “SINE na Escola”.