Professora recebe Medalha Mérito Farroupilha por sua atuação na área da pesquisa

A docente do Campus Osório Flávia Santos Twardowski  (atualmente diretora-geral) foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com a medalha da 55ª Legislatura. A entrega ocorreu na manhã de 23 de agosto de 2022, no Salão Júlio de Castilhos, e teve por escopo destacar sua atuação na área da pesquisa, como grande incentivadora da iniciação científica para os jovens do ensino médio.

O evento reuniu o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, os pró-reitores, membros da gestão do Campus Osório, diretores de outros campi do IFRS, familiares, amigos, ex-professores de Flávia, quando estudante da Ufrgs, além de 19 bolsistas e ex-bolsistas dos projetos por ela orientados.

Flávia é docente do Campus Osório há 12 anos, onde instiga estudantes da educação básica a desenvolverem projetos de pesquisas. Os projetos orientados por ela receberam mais de 200 premiações nacionais e 16 pesquisas foram também apresentadas e premiadas em eventos internacionais. Algumas foram selecionadas em mais de um evento, resultando na participação em 19 eventos no exterior.

A atuação como orientadora também resultou em reconhecimentos para Flávia. Neste ano de 2022, ela recebeu o “Prêmio Educadores Transformadores” na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC). Foi homenageada ainda com o “Prêmio Professor Destaque” na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo, em 2019; “Prêmio Intel de Promoção à Pesquisa – Professor Destaque”, na 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em 2017; e “Prêmio de Incentivo ao Professor” na Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências do Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), em 2016.

Flávia possui graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRGS.

> Assista a notícia em Libras: