Produção audiovisual do campus conquista duas premiações em festival de cinema estudantil

O vídeo “O Mistério da Porta 42”, produzido por estudantes do campus no projeto de Ensino “Curta IFRS – Aprendendo e Contando Histórias em Imagens”, conquistou duas premiações no IV Festival Primeiro Filme, realizado pela produtora gaúcha “Prana Filmes”, do renomado cineasta Carlos Gerbase. Ganhador das categorias ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Desenho de Som’, o curta-metragem foi a única produção a levar mais de um prêmio no evento.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite de 28 de setembro de 2019, no Teatro do Sesc, em Porto Alegre, após duas sessões de exibição dos 27 filmes selecionados, produzidos por instituições de ensino de todo o estado. Participaram do evento o coordenador do projeto de ensino, Bruno Acosta, técnico em audiovisual do Campus Osório, e os bolsistas Davi Dall’agnol, Matheus Stein e Rafael Lopes. Além de troféus, o grupo recebeu como prêmio uma câmera de vídeo digital de alta definição.

O curta é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2015 com o objetivo de disseminar o conhecimento audiovisual para estudantes e professores do Campus Osório. Narra a história de um jovem que consegue ter a vida que ele considera perfeita, mas por meio de algo misterioso que lhe custa um preço muito alto – e isso o faz perceber que é melhor ter sua rotina de volta.

“A importância desse prêmio, não só para o instituto federal, mas para todas as instituições participantes desse festival, é o incentivo da cultura audiovisual para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. As etapas para realização do vídeo envolve um processo tecnológico gigantesco, e mais importante: o processo humano, de aprender a trabalhar em grupo, que é essencial para a vida futura deles. Não se faz cinema sozinho, e essa é a grande sacada!”, destaca Bruno.

Também integrou a equipe do curta a egressa Dayara Franco, que atualmente é estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pelotas. Destaque para as participações como atores e atrizes dos professores Fernando de Oliveira, Agnes Schmelling e Flávia Twardowski, e dos estudantes João Camargo de Alencastro e Malú Rosa.

O bolsista Davi Dall’agnol, que esteve à frente do roteiro e da direção, diz ser inspirador ver o vídeo ganhando forma: “Cada imagem e som que foram captados individualmente ganham sentido na edição. Fazer parte desse processo é muito legal e ser reconhecido por algo que tu ajudou a construir te incentiva a continuar na área”, conclui o jovem, que pretende cursar cinema no final do ano.

Para o estudante Mateus Stein, o projeto foi uma oportunidade de crescimento profissional. Cursando o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, ele já atua na área e abriu o próprio negócio, onde faz filmagens e edições de clipes musicais e eventos.

“O Mistério da Porta 42” também concorreu na categoria de Melhor Filme. A premiação faz parte do projeto “Primeiro Filme”, realizado pela produtora “Prana Filmes” com apoio do Sesc-RS e patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Os critérios de análise dos vídeos foram: originalidade, criatividade, domínio da linguagem audiovisual e adequação às regras estabelecidas.