Processo Seletivo: Confira a 1ª Chamada dos classificados pelo Enem e a 2ª Chamada por sorteio e prova

Divulgada a Segunda Chamada e Enem

O Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS tem várias divulgações importantes nesta sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022. Confira:

▶️ Enem – 1ª Chamada e classificação geral

Está sendo publicada durante a tarde do dia 18 de fevereiro a  primeira chamada para pré-matrículas e a classificação geral dos candidatos que optaram pela seleção a partir da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As listas podem ser acessadas no site de ingresso (na capa – em Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação), clicando em Enem.

O estudante classificado pelo Enem deverá enviar a documentação  necessária para a pré-matrícula no período de 19 a 22 de fevereiro, pelo sistema eletrônico pré-matrículas (confira as informações no edital do curso, no site de ingresso).

▶️ Sorteio e prova – 2ª Chamada

A partir das 18h desta sexta-feira, 18 de fevereiro, será publicada a relação dos candidatos classificados em segunda chamada para pré-matrículas nas modalidades de seleção sorteio e prova própria do IFRS. Os candidatos que estavam como suplentes devem olhar a lista no site de ingresso (na capa – em Resultados, Matrículas e Bancas de Heteroidentificação), clicando em “Prova própria” ou “Sorteio”.

No entanto, estar classificado em segunda chamada não significa já ser um estudante do IFRS. É preciso seguir os próximos passos do cronograma do Processo Seletivo nos prazos estabelecidos para realmente efetivar a matrícula.

Os classificados em segunda chamada terão o período de 19 a 22 de fevereiro para enviar a documentação necessária para a matrícula. Essa etapa será realizada pelo sistema eletrônico pré-matrículas (confira as informações no edital do curso, no site de ingresso).

▶️ Autodeclarados negros e indígenas

Também está divulgada a lista dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e indígenas das modalidades de seleção sorteio e prova aprovados em segunda chamada. No caso dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além de enviar a documentação pelo sistema Pré-matrícula, deverão participar da verificação étnico-racial no período de 23 a 25 de fevereiro. Neste ano, a verificação ocorrerá de forma presencial. A data, o horário e o local da conferência estão publicados no site ingresso.ifrs.edu.br.

No caso dos candidatos que se autodeclararam indígenas, precisam acessar o sistema Pré-matrícula, pelo endereço: http://ingresso.ifrs.edu.br/prematricula/, e preencher o formulário eletrônico de autodeclaração de candidato indígena, anexando o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração de pertença a grupo étnico indígena emitida por liderança indígena de sua comunidade.

Dicas importantes:

📝 Se você foi classificado em segunda chamada ou primeira chamada do Enem, reúna a documentação necessária. Os documentos e o modelo que terão os formulários já podem ser conferidos nos anexos dos editais (no entanto, não é necessário preencher o formulário em PDF, pois o que será válido será o formulário eletrônico que estará disponível no sistema pré-matrícula). Lembre-se que este material encontra-se no site ingresso.ifrs.edu.br, na página Editais.

📝 Tire fotos dessa documentação ou gere PDFs dos documentos. Preste atenção para que eles fiquem legíveis.

📝 Está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br o Manual de Matrícula com informações importantes e passo a passo para os candidatos. As orientações podem ser acessadas pelos candidatos nas chamadas junto às listas de classificação.

⚠️ Os candidatos convocados nas listas das chamadas deste PS que não finalizarem a etapa da pré-matrícula no sistema eletrônico dentro do prazo perderão o direito à vaga. Por isso, acompanhe as orientações e o cronograma do site ingresso.ifrs.edu.br e leia com atenção o edital do seu curso.

Comprovante de vacinação

Os candidatos ao Processo Seletivo de estudantes 2022/1 do IFRS precisam estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia. O comprovante de vacina é um dos documentos obrigatórios para a matrícula dos classificados. Os editais foram retificados no dia 27 de dezembro de 2021 para incluir a exigência. E o candidato precisa ter ao menos uma dose da vacina registrada.

⏳ Relembrando: o prazo para essas etapas na segunda chamada vai de 19 a 22 de fevereiro.

⚠️ Se depois dessa segunda fase de matrículas ainda restarem vagas para alguns cursos, o IFRS poderá publicar nova chamada de candidatos. A Chamada Pública, se ocorrer, está prevista para o dia 11 de março de 2022.

📌 Por isso, os candidatos precisam acessar com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.