Processo Seletivo 2023: provas foram realizadas no domingo (4/12) e gabaritos preliminares já estão disponíveis

Candidatos realizaram a prova do Processo Seletivo 2023

As provas do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS foram aplicadas no domingo, 04 de dezembro de 2022, nos 16 municípios em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) possui campi *. Mais de 10.700 candidatos estavam inscritos para a seleção de alunos nesse formato.

Pela manhã, os candidatos aos cursos técnicos integrados ao ensino médio realizaram o exame. À tarde foi a vez dos inscritos em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e em cursos superiores. As provas foram compostas por questões objetivas e, para os cursos superiores, também uma redação que teve como tema os impactos da pandemia de Covid-19 na evasão escolar (quando os alunos deixam de frequentar as aulas). Os candidatos foram incentivados a refletirem sobre causas, consequências e ações para evitar que os estudantes se afastem da escola.

O Campus Osório, que oferece 318 vagas nesta seleção, teve 836 inscrições homologadas para realização da provas, que foram aplicadas na sede do campus e na escola Estadual Prudente de Morais. Ainda haverá a seleção para os inscritos pela nota do Enem, com primeira chamada prevista para 06 de fevereiro de 2023, conforme datas estipuladas no cronograma do Processo Seletivo, disponível no site de ingresso.

⚠️ Os gabaritos preliminares já foram publicados nesta segunda-feira, dia 05, e o período para apresentar recursos vai do dia 06 até 17h do dia 07 de dezembro. O envio deve ser feito pelo e-mail [email protected]. Os recursos serão analisados e um gabarito definitivo das provas será divulgado em 13 de dezembro de 2022.

📍Confira os gabaritos preliminares no site de ingresso, em “Últimas Publicações”

📍Confira as provas no site de ingresso, em “Últimas Publicações”

⚠️ Aqueles que tiverem questionamento sobre os gabaritos poderão enviar recursos solicitando a anulação de alguma questão ou a troca de gabarito. Para isso, é necessário preencher o formulário de recursos disponível nos anexos do edital, no site de ingresso, explicando as motivações e citando fontes que justifiquem as observações (as fontes podem ser materiais como livros, artigos, videoaulas…).

📝 Fique atento às próximas datas importantes referentes às provas do Processo Seletivo:

• 05 de dezembro de 2022 (segunda-feira) – Publicação do gabarito preliminar das provas.
  • 06 e 07 de dezembro de 2022 (terça-feira e quarta-feira) – até 17h do dia 07 – período para apresentar recursos quanto ao gabarito das provas.
  • 13 de dezembro de 2022 – publicação de gabarito definitivo da prova.
  • 22 de dezembro de 2022 – publicação do resultado final com a lista de classificação de todos os candidatos e a informação dos que estão aprovados em primeira chamada (os melhores colocados, que deverão realizar a pré-matrícula).
  • 06 de fevereiro de 2023 – publicação da Chamada Pública para a seleção por prova. Essa chamada ocorre para os cursos que tiverem vagas não preenchidas na primeira chamada.

Acompanhe as demais datas importantes acessando o cronograma no site de ingresso.

* O IFRS possui campi em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre (Campus Porto Alegre e Campus Restinga), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

Foto: Lisiane Zanella