Processo seletivo 2022/1 do IFRS: saiba como será a seleção de estudantes

Informações sobre o Processo Seletivo 2022

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) definiu o formato do Processo Seletivo de Estudantes 2022/1 – para ingresso em cursos técnicos e superiores no primeiro semestre do próximo ano. Devido às incertezas na situação de pandemia de  Covid-19, haverá adaptações na seleção dos candidatos. Confira como será:

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo) – a seleção poderá ocorrer de forma diferente dependendo do campus, que optará por: 1) aplicação de prova presencial; ou 2) realização de um sorteio público entre os candidatos. Os estudantes poderão ficar atentos ao site do campus de interesse que essa informação deve ser divulgada a partir do mês de agosto de 2021.

Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA (que possibilitam a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, mas são voltados exclusivamente para estudantes com 18 anos ou mais) – a seleção para todas as vagas será por um sorteio público entre os inscritos.

Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio (é a formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio em outra instituição de ensino) – a seleção será por sorteio público.

Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permite a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos. A outra metade das vagas será ocupada a partir de um sorteio público entre os candidatos. (Confira abaixo texto sobre as inscrições do Enem deste ano, que vão até o dia 14 de julho)

Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para todas as vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem nos últimos cinco anos. (Confira abaixo texto sobre as inscrições do Enem deste ano, que vão até o dia 14 de julho)

Importante:

– Ainda não há inscrições abertas. A abertura da seleção está prevista para o segundo semestre de 2021;

– Em todos os cursos ofertados no Processo Seletivo 2022/1, 80% das vagas serão reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas (neste caso, candidatos a cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública; candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas);

– Todos os cursos do IFRS são gratuitos;

– Os interessados podem acompanhar o site ifrs.edu.br e as redes sociais do IFRS para ter informações sobre as próximas definições e  as novidades;

– As inscrições para o Enem deste ano estão abertas até o dia 14 de julho (confira abaixo).

Para preservar a saúde da comunidade

O formato a ser adotado no Processo Seletivo 2022/1 tem o objetivo de preservar a saúde da comunidade diante das incertezas no cenário de transmissão do novo coronavírus para os próximos meses. Será adotado exclusivamente para o contexto da pandemia.

Foi uma proposta da Pró-Reitoria de Ensino e do Colégio de Dirigentes do IFRS (composto pelos diretores-gerais de todos os campi), aprovada no dia 29 de junho de 2021 pelo Conselho Superior (Consup) do IFRS em reunião realizada por webconferência (confira a Resolução nº 036/2021 do Consup, publicada nesta segunda-feira, dia 5 de julho). O Consup é formado por representantes dos estudantes, dos professores e dos técnicos administrativos de todos os 17 campi do Instituto, representante dos servidores da Reitoria, bem como pelos diretores-gerais de campi e pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck.

Sobre as inscrições para o Enem

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 poderão ser realizadas até 14 de julho, pela Página do Participante. Esta edição do exame será feita nas versões impressa e digital, ambas com as mesmas provas e aplicação nas mesmas datas. As provas serão em 21 e 28 de novembro. Saiba mais sobre o Enem

Com informações do site do Inep

Clique aqui para assistir à reunião do Consup na íntegra