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2023


EDITAL IFRS PROPPI No 04/2023 FOMENTO INTERNO PARA PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2023/2024

 

Atuação do profissional Guia de Turismo no contexto de pandemia: cenários e perspectivas

Coordenação: ANA LUCIA OLEGARIO SARAIVA

Discente Bolsista: Eduarda Alves da Silva – Voluntário(a): Luiza Soethe Avila

Resumo: A Pandemia Mundial do Covid 19, decretada pela Organização Mundial da Saúde em março de 2020, afetou países de todos os continentes e um novo apresentado ao mundo e, consequentemente, ao Turismo. Os prestadores de serviços tiveram sua vida profissional afetada e aqui se destaca a atuação do Turismo, que foi fortemente impactada. No sentido de buscar entender como está a atuação destes profissionais, o presente estudo parte da pergunta impactos da Pandemia Mundial do Covid-19 no desenvolvimento da atividade de guiamento em nível internacional, visto que os países ainda encontram distintas do combate à Pandemia e retomada das atividades? O objetivo da pesquisa é compreender o cenário internacional de atuação do profissional no contexto da Pandemia. Isto permitirá uma melhor compreensão dos impactos na atividade turística, bem como sinalizar algumas perspectivas futuro retomada para o setor e colocar em perspectiva a realidade turística brasileira e regional, a partir de um olhar macro sobre a situação atual. A pesquisa foi desenvolvida sob a ótica sistêmica. Está estruturada em etapas exploratória e descritiva. Como delineamento, as estratégias adotadas serão: pesquisa documental e levantamento de dados. Como técnica de coleta de dados serão utilizadas a busca em fontes secundárias e os dados serão analisados po Textual Discursiva. Ao final dos estudos, os dados, possivelmente, permitirão traçar um cenário em nível internacional do profissional Guia de Turismo Pandemia, o que refletirá na situação nacional da atividade de guiamento.

 

MEAM – Materiais Didáticos para o Ensino e Aprendizagem de Matemática

Coordenação: ELISA DAMINELLI

Discentes Bolsistas: Emily Vitória Camargo Soares – Voluntário(a): Luiza Soethe Avila

Resumo: Sabe-se que o conhecimento de Matemática é importante para o processo de aprendizagem de outras áreas, sobretudo nas ciências exatas e da natureza. É preocupante que a falta de alguns conhecimentos básicos em Matemática possa ser um entrave no processo de ensino e

aprendizagem do Ensino Médio, especialmente naquelas disciplinas que envolvem as áreas de exatas. E mais ainda, é desastroso que essas dificuldades possam ser a causa de baixo desempenho, retenção e evasão dos estudantes na Educação Básica. Parte-se de observações em sala de aula, e de resultados observados nos últimos anos em um projeto de ensino, que indicam que muitas das dificuldades apresentadas pelos estudantes, em Matemática, estão relacionadas a conteúdos e conceitos básicos. Além disso, a forma de apresentação do conteúdo, a metodologia utilizada pelo professor, e os materiais didáticos utilizados têm papel relevante no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, este projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar materiais didáticos de matemática que sejam capazes de melhorar a compreensão e o desempenho dos estudantes nessa disciplina. A pesquisa tem abordagem qualitativa e utiliza como método a pesquisa-ação, que visa coletar informações acerca do problema investigado para propor ações e estratégias que busquem a sua solução, se configurando em uma pesquisa que articula teoria e prática. Para tanto, busca-se elencar os tópicos e conteúdos de Matemática, em que os estudantes relatam maiores dificuldades, para desenvolver atividades e materiais didáticos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais e atividades propostas serão aplicados em oficinas com estudantes do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório, com vistas a testar e validar os recursos didáticos elaborados. Espera-se que as atividades e materiais desenvolvidos possam ser utilizadas em sala de aula pelos professores e, também, pelos próprios estudantes em atividades de estudos orientados, grupos de estudos ou monitorias.

 

História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)

Coordenação: MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA

Discente Voluntário(a): Keila da Silva Souza

Resumo: O projeto que se desenvolve já há duas edições com bolsas CNPq e FAPERGS, dedica-se ao estudo da História da Educação, da Educação Profissional e Trabalho e Educação, categorias amplas e diferenciadas. Considera-se que a amplitude dos temas gerará resultados a longo prazo. Encontramo-nos final da etapa, a qual consiste em uma primeira e relevante sistematização acerca do estudo das categorias mencionadas na denominação deste estudo. Estudo da Educação, da Educação Profissional e das relações entre Trabalho e Educação no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, entre os séculos XIX e XXI. Para tentar localizar e identificar possíveis fontes de pesquisa acerca das categorias anteriormente mencionadas. Bem como, sistematizar as fontes pesquisadas, d conforme as suas características e produzir um catálogo das fontes de pesquisa disponíveis. A pesquisa proposta configura-se em uma investigação de cuja delimitação geográfica é o Litoral Norte gaúcho e cujo recorte temporal encontra-se entre os séculos XIX e XXI. Pretende-se produzir um material book com a identificação e sistematização das fontes de pesquisa. Tendo em vista que a pesquisa compreende um recorte temporal tão amplo, pretende a sistematização em diferentes volumes. Para este ano, o objetivo é abordar Capão da Canoa, município que foi intensamente estudado ao longo das ed.

 

A Educação Financeira para ingressantes no curso de Licenciatura em Matemática do IFRS- Campus Osório

Coordenação: EDNEI LUIS BECHER

Discente Bolsista: Bruna Vitória da Silva

Resumo: Este projeto de pesquisa visa investigar como a Educação Financeira é compreendida pelos estudantes ingressantes em um curso de licenciatura em  Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Osório. A investigação terá um caráter exploratório e um viés qualitativo pois não se visa a generaliza e sim a compreensão do fenômeno investigado dentro do contexto delimitado. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico financeira é o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de f informada, contudo observe que tal conceito é permeado por um olhar oriundo do sistema financeiro. O que deveria desencadear reflexões sobre qual papel da educação financeira na escola? Qual o tipo de educação financeira deve ser ensinada nas instituições educacionais? Logo, como o professor é potencial para desencadear a discussão deste tema é importante conhecer o que os ingressantes em um curso de formação de professores sabem. Par possíveis propostas e encaminhamentos vinculados a formação que será vivenciada ao longo do curso é essencial o conhecimento da realidade na qual estamos inseridos, ou seja, precisamos saber se a educação financeira é uma temática trabalhada durante a escolarização básica, como eles percebem e o que tema foco.

Estudo de óleos essenciais na inibição do agente causal do fungo causador da podridão-descendente em videira

Coordenação: FLAVIA SANTOS TWARDOWSKI PINTO

Discente Bolsista: Amanda Ribeiro Machado

Resumo: A podridão descendente pode ser frequentemente observada nos vinhedos da região sul do Brasil, ocorrendo tanto em mudas como em plantas adulta uma das principais causas da morte de videiras, acarretando perdas irreparáveis nos vinhedos, uma vez que pode-se perder até 100% em se tratando 60% em plantas adultas. Diante disso, o objetivo desse trabalho é avaliar a atividade inibitória dos óleos essenciais das plantas Rosmarinus officinalis officinalis (salvia), Origanum majorana (manjerona) e Eucalyptus (eucalipto) na inibição do crescimento micelial de Neofusicoccum parvum. Para tanto essenciais serão extraídos a partir de hidrodestilação. A atividade antifúngica dos óleos essenciais será avaliada a partir do método de difusão em disc concentrações dos óleos essenciais. O crescimento fúngico será avaliado diariamente pela medição do diâmetro das colônias, através da média de dois Será calculado o percentual de inibição do crescimento micelial e a taxa de crescimento do fungo, conforme os tratamentos. Espera-se que pelo menos testados apresente inibição total ou parcial do crescimento fúngico, para que posteriormente seja possível desenvolver um produto à base do óleo cap doença da videira. Isso, poderá auxiliar a evitar perdas no plantio e consequentes danos econômicos aos produtores. Dessa forma, além de encontrar um problema regional, os estudantes poderão desenvolver habilidades na sua formação cidadã, estando em consonância com a missão do IFRS.

BIOIF FASE 3: GAMIFICAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ARTRÓPODES

Coordenação: LISIANE ZANELLA

Discente Bolsista: Larissa Cardoso de Aguiar – Voluntários(as): CECILIA FERREIRA NETTO, Letícia Feltrim Alves, Arthur Godinho Borges

Resumo: O Litoral Norte gaúcho apresenta variadas formações geográficas e tipos de vegetação, e uma grande diversidade de seres vivos, em especial, artrópo grande parte da população regional desconhece a grande diversidade desses pequenos animais, contribuindo, inclusive, para a perpetuação de mitos e No âmbito escolar, é recorrente a constatação de que essa temática é desenvolvida de forma fragmentada, muitas vezes, sem vincular o conteúdo da cotidiano dos estudantes. O ensino dos artrópodes é importante para a compreensão sobre sua vasta biodiversidade e importância nos ecossistemas e vida do planeta. A busca por diferentes estratégias didáticas e novas metodologias de ensino pode contribuir de forma efetiva para conectar teoria e p aprendizagem dos estudantes, e tornar a construção de conhecimentos mais significativa. Dessa forma, o objetivo da presente pesquisa é instigar a ap significativa sobre a biodiversidade e a importância dos artrópodes a partir de um jogo didático e lúdico, de forma a contribuir para a democratização d biológicos relacionados, para a conservação da biodiversidade e para a formação do pensamento crítico. As etapas metodológicas compreendem uma r sobre os artrópodes, gamificação e aprendizagem significativa. Após, desenvolveremos um jogo didático com modelos tridimensionais de artrópodes b didática do IFRS Campus Osório. O jogo será aplicado em uma sequência didática para o ensino do tema “artrópodes” a estudantes do ensino fundamental sobre a eficácia da sequência didática serão realizadas por análises observacionais de desempenho dos estudantes nas aplicações do jogo, buscando c da intervenção no processo de ensino-aprendizado dos estudantes. Esperamos que a sequência didática favoreça a aprendizagem sobre artrópodes, pr maior interesse e motivação dos estudantes na participação da própria construção do conhecimento.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa; Metodologias ativas; Artrópodes; Modelos 3D.

Aqua Lautus

Coordenação: LISIANE ZANELLA

Discente Bolsista: Vitor Emmanuel de Mello Siqueira Bitencourt – Voluntários(as): ARTHUR CONSTANTE DA SILVA, GUSTAVO DE MOURA DANIEL, MARCOS VINICIUS FRANCISCO SILVA

Resumo: A poluição e a contaminação dos recursos hídricos são problemas significativos que afetam as comunidades locais de seres vivos e os ecossistemas. O projeto é criar um dispositivo de baixo custo e viável para realizar a detecção de poluição hídrica, com o intuito de contribuir para a eventual desconta recursos hídricos. Para tanto, realizaremos uma pesquisa bibliográfica sobre dispositivos de detecção de poluição hídrica e, posteriormente, desenvolve dispositivo de baixo custo e com alta eficiência, capaz de detectar índices de poluição das águas a partir de sensores, identificando as regiões dos corp contaminação é mais expressiva. Faremos o mapeamento de algumas regiões do Rio Tramandaí utilizando técnicas de geoprocessamento, buscando id maior contaminação. Por fim, realizaremos a análise dos dados do dispositivo, que serão armazenados em um servidor. O projeto tem o potencial de c educar e conscientizar a população local sobre a importância da conservação ambiental, além de auxiliar o poder público e tomadores de decisão no di esforços para conter, reduzir e eventualmente remover os poluentes e contaminantes do Rio Tramandaí.

Desenvolvimento de biofibra têxtil a partir do pseudocaule da bananeira

Coordenação: FLAVIA SANTOS TWARDOWSKI PINTO

Discente Bolsista: Rhaiany isidoro de Oliveira

Resumo: Na bananicultura, os resíduos representam, por safra, cerca de 220 toneladas por hectare plantado. Assim, a produção de banana (Musa spp.) é fonte de resíduos orgânicos, visto que, após a colheita dos frutos, as demais partes, como o pseudocaule, são cortadas e descartadas. Outro problema que v poluição ambiental e o esgotamento de recursos naturais estão diretamente ligados à indústria têxtil e do vestuário, a qual é a segunda mais poluente disso, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma fibra têxtil vegetal. Para tanto, a fibra do pseudocaule da bananeira será extraída com solução alca diferentes temperaturas e caracterizada. Após serão realizados testes comparativos com fibras sintéticas. Espera-se, que possa ser desenvolvida uma partir do pseudocaule da bananeira como alternativa às fibras sintéticas existentes, de forma que o produto possa ser utilizado na indústria da moda c acessível ao consumidor brasileiro. Nesse contexto, também estará sendo agregado valor a um resíduo que o agricultor precisa descartar. Espera-se tá de maneira efetiva, a um comportamento social voltado para a Economia Circular, oportunizando um desenvolvimento econômico com um melhor uso naturais. Dessa forma, além de encontrar uma alternativa a um problema mundial, o estudante poderá desenvolver habilidades na sua formação cidadã em consonância com a missão do IFRS.

Gestão pública cultural: análise dos municípios do Litoral Norte gaúcho

Coordenação: MARCIO ROGERIO OLIVATO POZZER

Discente Bolsista: Ana Vitória Lopes Lemke

Resumo: A constituição brasileira vigente, desde 1988, avançou na perspectiva das construção de um Estado social, dando atenção para aspectos fiscais e, em algumas áreas, ao desenvolvimento de sistemas de políticas públicas, como o Sistema Único de Saúde (SUS). Desde então, certas áreas sociais constituíram legislações específicas, sobretudo, de repartição dos recursos e das relações intergovernamentais. Contudo, a qualidade dos serviços públicos é muito dispare. As diferenças se dão tanto entre as localidades, quanto entre as áreas de atuação. O alto grau de desigualdade entre as regi municípios e, em algumas áreas, como as das políticas culturais, que sofrem com a escassez de mecanismos de coordenação e cooperação intergovern vertical, entre União, estados e municípios, quanto horizontal, entre os diferentes municípios ou entre os diferentes estados da federação estão entre a da baixa qualidade dos serviços ofertados à população. Entretanto, mesmo quando lacunas importantes são equacionadas, como o desenvolvimento dinstitucionalização ou a destinação de maiores recursos financeiros, as gestões públicas locais se deparam com problemas estruturais que impedem o desenvolvimento das políticas públicas. Estes problemas são ainda mais graves nos pequenos municípios, fora das regiões metropolitanas, que não conseguem desenvolver uma política de gestão de pessoas que seja capaz de atrair talentos que possam formular, implementar, monitorar e avaliar as políticas públicas tem verificado nas política culturais desenvolvidas pelos municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, por exemplo. A tradição histórica da qual se forma o campo da política cultural brasileira se caracteriza pela sua não priorização em relação às demais políticas sócia resultante da insuficiente força política dos variados segmentos artísticos e culturais e, consequentemente, pela sua falta de autonomia. Isto redunda fragilidades estruturais do setor cultural de variados níveis: profissional, social, organizacional e econômica. Assim, tais fragilidades se apresentam com os fatores que melhor explicam a excepcional precariedade institucional que as políticas culturais possuem no país. Um aspecto comum às trajetórias de políticas culturais é a sua significativa dependência dos governos, imbricado no patrimonialismo que caracteriza, historicamente, as relações políticas, econômicas e sociais de sua sociedade, que em termos de políticas públicas, privilegiam políticas de governo em detrimento das políticas de Estado, auferindo um elevado nível de instrumentalização partidária ou corporativista das ações, projetos e programas. Assim, a retomada da perspectiva de s constituir um Estado social, a partir do início do século XXI, para muito além das políticas culturais, encontrou diversos obstáculos e fortes resistências Estas dinâmicas patrimonialistas, que tendem a ser mais agudas nos governos subnacionais, demandam ambientes com baixos níveis de institucionalização e, portanto, se opõem à perspectiva da constituição de sistemas, na medida em que as redes de cooperação fortalecem as bases republicanas de funcionamento do Estado. As condições subnacionais de promover as políticas públicas estão, em geral, condicionadas à adesão dos governos locais e regionais à transferência de atribuições por parte do ente central. Esta tomada de decisão baseia-se em cálculos políticos em que as variáveis são múltiplas. Além do cálculo eleitoral, de curto prazo, avalia-se os benefícios fiscais e políticos institucionais, bem como a disponibilidade do recursos fiscais e administrativos próprios dos quais a administração subnacional conta para desempenhar tal função. Contudo, no auge dos processos descentralização, as políticas culturais estavam fora do espectro dos serviços que poderiam ser delegados, pelo simples motivo de que, apesar de existentes e em alguns casos muito relevantes política e socialmente, elas eram escassas e muito localizadas, sobretudo nos grandes centros urbanos. ocorreu nas últimas décadas foi um processo de expansão e interiorização dos serviços culturais por meio da distribuição dos recursos financeiros e da delegação de certos poderes. Entretanto, este processo não representa, necessariamente, a qualidade dos serviços públicos prestados. Em geral tem se observado a ausência de bens e serviços culturais na maioria das localidades, reproduzindo as desigualdades territoriais. Em alguns casos, sobretudo nos grandes centros urbanos, verificam-se duplicidades administrativas, disputas intergovernamentais e ineficiências operacionais que prejudicaram as políticas públicas culturais. O objetivo da pesquisa é avançar na reflexão sobre a gestão das políticas culturais no Litoral Norte gaúcho partir das relações capacidade técnica de seus órgãos político-administrativos na formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas culturais. Deixando como produtos amplos levantamentos (1) sobre as políticas culturais dos municípios; (2) sobre as metas definidas, bem c indicadores desenvolvidos e seus respectivos usos e alcances; e (3) sobre as execuções orçamentárias dos municípios acerca das políticas culturais no abrange 2012 a 2022. Para tanto, será utilizada uma abordagem histórica-institucional a partir de revisão bibliográfica e investigação documental que análise qualitativa e quantitativa acerca da capacidade de gestão no que tange às políticas culturais no âmbito da Litoral Norte gaúcho, no período com 2012 e 2022. Esta pesquisa, realizada em parceria com alguns órgãos públicos municipais de gestão cultural, tem um elevado potencial de corroborar com a transformação dos serviços públicos culturais prestados. A devolutiva à comunidade, em forma de relatórios e de projetos de extensão auxiliará os locais a planejarem suas ações, projetos e programas, evitando sobreposições, estabelecendo prioridades e dando ferramentas para se constituir redes de cooperação que podem vir a se transformarem em políticas públicas. Além de municiar a população de dados e informações que podem incentivar a participação e qualificar o controle social.

Evolução dos Componentes do Computador

Coordenação: ANELISE LEMKE KOLOGESKI

Discente Bolsista: Arthur Sant’ Anna Velasco – Voluntário(a): Isadora Tatiane Soares

Resumo: Este projeto de pesquisa tem por principal objetivo coletar e reunir informações sobre o desenvolvimento cronológico dos dispositivos e componentes constituição de um computador, definindo quais eram os principais modelos e marcas utilizados em determinadas épocas. A pesquisa irá permitir que o conheça detalhadamente os passos da evolução tecnológica que ocorreram até a obtenção dos computadores que são usados e conhecidos nos dias de identificando quais são os componentes e tecnologias que já estão obsoletos, bem como identificando quais são as tendências em termos de tecnologia hoje e um futuro breve. Além disso, pretende-se instigar o bolsista a catalogar os componentes que existem disponíveis na instituição para o manuseio vivenciar essa experiência de lidar diretamente com os componentes que constituem o computador.

Relações federativas e gestão das políticas públicas culturais: uma análise do Litoral Norte gaúcho

Coordenação: MARCIO ROGERIO OLIVATO POZZER

Discente Bolsista: Matheus Mohr Ramos

Resumo: A tradição histórica da qual se forma o campo da política cultural brasileira se caracteriza pela sua não priorização em relação às demais políticas sócia insuficiente força política dos variados segmentos artísticos e culturais e, consequentemente, pela sua falta de autonomia. Isto redunda em fragilidade setor cultural de variados níveis: profissional, social, organizacional e econômica. Assim, tais fragilidades se apresentam como os fatores que melhor e excepcional precariedade institucional que as políticas culturais possuem no país. Um aspecto comum às trajetórias das políticas culturais é a sua significativa dependência dos governos, imbricado no patrimonialismo que caracteriza, historicamente, as relações políticas, econômicas e sociais de sua sociedade de políticas públicas, privilegiam políticas de governo em detrimento das políticas de Estado, auferindo um elevado nível de instrumentalização partidá corporativista das ações, projetos e programas. Assim, a retomada da perspectiva de se constituir um Estado social, a partir do início do século XXI, p políticas culturais, encontrou diversos obstáculos e fortes resistências. Estas dinâmicas patrimonialistas, que tendem a ser mais agudas nos governos s demandam ambientes com baixos níveis de institucionalização e, portanto, se opõem à perspectiva da constituição de sistemas, na medida em que as cooperação fortalecem as bases republicanas de funcionamento do Estado. As condições subnacionais de promover as políticas públicas estão, em gera adesão dos governos locais e regionais à transferência de atribuições por parte do ente central. Esta tomada de decisão baseia-se em cálculos políticos variáveis são múltiplas. Além do cálculo eleitoral, de curto prazo, avalia-se os benefícios fiscais e políticos institucionais, bem como a disponibilidade do e administrativos próprios dos quais a administração subnacional conta para desempenhar tal função. Contudo, no auge dos processos de descentralizações culturaism estavam fora do espectro dos serviços que poderiam ser delegados, pelo simples motivo de que, apesar de existentes e em alguns casos mui política e socialmente, elas eram escassas e muito localizadas, sobretudo nos grandes centros urbanos. Na prática, o que ocorreu nas últimas décadas expansão e interiorização dos serviços culturais por meio da distribuição dos recursos financeiros e da delegação de certos poderes. Entretanto, este p representa, necessariamente, o avanço das relações federativas, tampouco na institucionalização de redes de cooperação ou sistemas de políticas públicas se observado a ausência de bens e serviços culturais na maioria das localidades, reproduzindo as desigualdades territoriais. Em alguns casos, sobretudo centros urbanos, verificam-se duplicidades administrativas, disputas intergovernamentais e ineficiências operacionais que prejudicaram as políticas públicas. O objetivo da pesquisa é avançar na reflexão sobre a governança das políticas culturais no Litoral Norte gaúcho a partir das relações federativas envolvidas nas políticas públicas culturais executadas nos próprios territórios pesquisados. Deixando como produtos amplos levantamentos (1) sobre as legislações (m e federal) vigentes acerca do tema (pacto federativo e as políticas culturais); (2) sobre as as públicas culturais executadas no Litoral Norte gaúcho pelo estado do Rio Grande do Sul e pelo governo federal no período que abrange 2012 a 2022; e (3) sobre as transferências de recursos financeiros voltado realizados pelos entes federados, mais especificamente do governo federal e governo estadual para os municípios do Litoral Norte do Rio Grande do Sul abrange 2012 a 2022. Para tanto, será utilizada uma abordagem histórica-institucional a partir de revisão bibliográfica e investigação documental que análise qualitativa e quantitativa acerca das relações federativas no que tange às políticas culturais no âmbito da Litoral Norte gaúcho, no período com 2012 e 2022. Esta pesquisa, realizada em parceria com alguns órgão públicos municipais de gestão cultural, tem um elevado potencial de corroborar c de transformação das serviços públicos culturais prestados. A devolutiva à comunidade, em forma de relatórios e de projetos de extensão auxiliará os locais a planejarem suas ações, projetos e programas, evitando sobreposições, estabelecendo prioridades e dando ferramentas para se constituir rede que podem vir a se transformarem em sistemas de políticas públicas. Além de municiar a população de dados e informações que podem incentivar a p qualificar o controle social.

DEXA – uma investigação sobre design de experiências de aprendizagem

Coordenação: KAREN SELBACH BORGES

Discente Bolsista: André Mendes Pinto

Resumo: Independentemente do ambiente de aprendizagem ser formal ou informal, é sabido que a qualidade da experiência oferecida aos estudantes é determinante na aquisição e retenção do conhecimento, além de ser importante para o engajamento dos mesmos nos processos de aprendizagem (DEWEY, 2010). Sendo necessário o estudo sobre métodos para a projetação de experiências de aprendizagem, que “proporcionem ao discente uma experiência orientada e c objetivo proposto, ou seja, o aprendizado.” (SOUZA et.al., 2019). Esse é o ponto central das pesquisas sobre design de experiências de aprendizagem instrucional e constitui também o tema da pesquisa aqui proposta, cujo objetivo é investigar metodologias para a elaboração de experiências de aprendizagem no contexto da educação profissionalizante, considerando o uso das diferentes tecnologias digitais. Essa pesquisa possui caráter exploratório e inicia com sistemática de literatura a fim de identificar as metodologias de design instrucional existentes, as ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar o critérios de avaliação das experiências de aprendizagem. Segue com a seleção de uma metodologia, utilização da mesma para o redesign de uma atividade na aprendizagem e avaliação da atividade reprojetada. Espera-se, como produto desse trabalho, desenvolver um material de orientação para professores de design de experiências de aprendizagem no contexto do ensino técnico e tecnológico.

MÃOS SINALIZANTES: COMUNIDADE DE PRÁTICA DA LIBRAS DO LITORAL NORTE GAÚCHO

Coordenação: ALINE DUBAL MACHADO

Discente Bolsista: Natally Arboite Berzagui

Resumo: A sociedade atual caracteriza-se pela diversidade existente e pela busca de ações com equidade. As tecnologias podem ser fortes aliadas nas práticas oportunidades com acessibilidade, como para a comunidade surda. Assim, propor aproximações em espaços de diálogos, tais como ambientes virtuais (AVA), considerando-se a diferença linguística, como pelo uso da Libras, é oportunizar interação com base na diferença do outro. Logo, o presente projeto objetiva constituir uma comunidade de prática (CoP) da Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Litoral Norte Gaúcho – CoP Mãos Sinalizantes, integrando ouvintes, professores da área da surdez e tradutores e intérpretes de Libras/Língua portuguesa (TILS). Dessa forma, para essa pesquisa serão desenvolvida com o público alvo de forma virtual e presencial, os quais intencionam vincular e fortalecer o grupo como uma comunidade prática (CoP) da Libras. A Sinalizantes poderá se configurar como um espaço que oportunize o agrupamento de sujeitos que venham a ter questões específicas entre si. Isso significa objetivos comuns, o que resultará em uma aproximação entre seus membros, podendo ocasionar processos de mediação via redes de conexões. Assim pode-se propor ao público participante uma diferente forma de conexão que promova a interação e oportunize uma teia de trocas sociais e aprendizado na hierarquização, de forma flexível e construída pelo coletivo, mediante colaboração. Nesta perspectiva ampliam-se as possibilidades dos sujeitos se rela estruturarem processos de mediação, em benefício de uma ampliação do uso da Libras e, assim, consequentemente instituir um recurso educacional q possibilidades de aprendizagem desta língua gestual-visual. Novas oportunidades com colaboração poderão gerar aprendizado, embasado no interpess entre vários sujeitos interagindo e influenciando-se uns aos outros. Assim, esse cenário se faz viável e necessário para o Litoral Norte Gaúcho.

Cultura maker na química orgânica

Coordenação: VERA MARIA KLAJN

Discente Bolsista: Amanda Teixeira Rost

Resumo: A aprendizagem de química no ensino médio regular tem enfrentado dificuldades e o desenvolvimento de ferramentas, utilizando experimentos, jogos pedagógicos, auxilia, recria e reinventa novas situações de aprendizagem, facilitando a compreensão e ampliação dos conhecimentos assimilados em s explorar conceitos e definições de forma lúdica. Os compostos orgânicos representam um conjunto enorme e significativo de substâncias existentes, para vida humana, animal e vegetal do planeta, fazendo parte do nosso cotidiano. Organoblocos é um jogo didático para o ensino de compostos orgânicos, estudantes em 2015, que corresponde ao preceito de igualdade no quesito ensino escolar, visto que integra todos os alunos em uma atividade educacional prática, interativa e inclusiva. No entanto, esse jogo necessita de aprimoramento para sua aplicação exitosa, especialmente àqueles estudantes cegos visual. O espaço maker do IFRS-Campus Osório possui infraestrutura e expertise no desenvolvimento de produtos didáticos, sendo essencial para aprimoramento desse jogo, proporcionando aos alunos de diferentes regiões do estado uma ferramenta motivacional, desafiadora e lúdica de aprendiz orgânica.

O sentido da Educação Física no Instituto Federal Rio Grande do Sul: subsídios para pensar a lógica utilitarista a partir dos saberes tradicionais dos povos originários

Coordenação: MARLON ANDRE DA SILVA

Discente Bolsista: Maria Eduarda Barcella de Menezes

Resumo: O objetivo central deste projeto de estudo é identificar subsídios para pensar o sentido da Educação Física (EF) nos currículos do Ensino Médio Integra Federal Rio Grande do Sul (IFRS) a partir dos saberes tradicionais dos povos originários brasileiros. Parte da premissa que a vida humana, cada vez m tornar refém da lógica utilitária. Esta parece ter pretensões de se naturalizar como orientadora prioritária em todas as práticas sociais, em especial, na Ao não se “adaptar” à referida lógica, a Educação Física é rotulada – veladamente ou não – como componente curricular insignificante no ambiente es conteúdos considerados inúteis. Diante disso, ousa questionar: será que o principal sentido da EF escolar não residiria, talvez, naquilo mesmo que ela gratuito, logo, de resistência à lógica da mercadoria? Porém, onde buscar subsídios para pensar a referida tese? Metodologicamente, os subsídios para referida tese serão analisados a partir da interculturalidade, especificamente no que se refere à cultura dos povos indígenas brasileiros. Trata-se, assim abordagem qualitativa, de caráter teórico, que busca se fundamentar no estudo e na compreensão de referências documentais e bibliográficas, com ênfase na autoria indígena. Espera-se, dessa forma, contribuir com subsídios visando fortalecer os objetivos relacionados à formação integral e emancipatória no ao mesmo tempo, explorar o conceito de interculturalidade no debate na área da EF.

Implantação de sistemas inteligentes de irrigação para a melhoria da produção da agricultura familiar em plantações cultivadas em estufas

Coordenação: ROGER GONÇALVES URDANGARIN /JOSIAS NEUBERT SAVOIS

Discente Bolsista: Cauã Ferraz Jacques

Resumo: Esta pesquisa surge da necessidade de aprimorar alguns sistemas utilizados na agricultura familiar da região do litoral norte gaúcho, com objetivo de melhorar a produtividade e qualidade das plantações cultivadas por estas famílias e otimizar o tempo de trabalho dos agricultores. Neste sentido, nosso projeto apresenta uma abordagem de sistema ciente de contexto baseado na teoria da Computação Autonômica para realizar o monitoramento, análise, planejamento e execução dos ciclos de irrigação para os cultivos indoor, ou seja, plantações cultivadas em estufas. Através da coleta dos dados em tempo real das condições do ambiente dos cultivos, decisões serão tomadas para a obtenção de uma irrigação inteligente de modo que não haja a necessidade da intervenção humana. Esta coleta de dados será realizada com o auxílio de sensores para leitura da umidade d solo, que serão implantados próximo as raízes das plantas, sensores de temperatura e sensores de monitoramento da umidade do ar. A tomada de dec ficará a cargo de placas Raspberry pi, Arduíno ou ESP que serão ligadas ao sistema de irrigação convencional, produzindo uma parametrização de umi que ativará o sistema de irrigação quando a umidade do solo estiver baixa, e desligar o sistema quando a umidade estiver no seu limite máximo, fornecendo água na quantidade exata que a cultura necessita, melhorando assim a produtividade da plantação e evitando desperdícios de água e otimizando a adubação do sistema de fertirrigação, muito utilizando nos cultivos em estufas agrícolas. Dentre os principais objetivos desta pesquisa, além de implantar um sistema de irrigação inteligente e eficiente em plantações cultivadas em estufas agrícolas., aumentando a produção e melhorando a qualidade de vida dos agricultores, podemos afirmar que a ideia de levar a tecnologia de ponta existente na área da computação ao campo, com custo acessível aos agricultores locais, aprimorando a produção da agricultura familiar é um dos fato que motivam o desenvolvimento deste projeto, pois poderá proporcionar um aproveitamento maior do tempo de trabalho dos agricultores, propiciando maior tempo para o lazer e maior rentabilidade na lavoura, influências significativas no seu bem-estar social. A pesquisa contará com a participação de um docente e um estudante bolsista da área da Computação, um docente da área da Física, um docente da da Matemática e um técnico agrícola da Emater do munícipio que será campo da pesquisa, possibilitando assim um domínio completo de todos os objetivos e ramos da pesquisa, como programação, softwares e hardwares, componentes elétricos e eletrônicos, parametrização de valores e implementação de sistemas de irrigação em estufas agrícolas.

Projeto de embarcação autônoma para monitoramento de qualidade de água no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Coordenação: MARCELO PARAVISI

Discente Bolsista: Arthur Ferreira Stedile

Resumo: Sabe-se que a água é de suma importância para a vida, porém diversos fatores que vão desde a poluição dos recursos hídricos até mesmo as mudanças que o planeta vem sofrendo, comprometem a qualidade e quantidade deste recurso. Por isso é importante que haja o monitoramento da água. No Brasil isto (Agencia Nacional de Águas e Saneamento Básico), por meio de infraestruturas de monitoramento como satélite, pluviômetros e boias automáticas. As infraestruturas possuem limitações como: baixa frequência de coleta de dados, necessidade de boas condições atmosféricas, impossibilidade de observar corpos de água, dependência de coletas de amostrar manuais de água a serem encaminhadas para exame em laboratórios, etc. Ao investigar sobre a sensores, em especial no litoral norte do Rio Grande do Sul (local onde encontra-se o Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Osório), pode-se número é insuficiente para monitorar as águas do litoral gaúcho, visto a grande quantidade de rios de lagos. Neste sentido, o presente projeto tem com projetar e construir uma embarcação autônoma que possa coletar dados de qualidade de água nos rios e nos lagos do Litoral Norte do Rio Grande do S que por meio desta embarcação autônoma ter-se-á uma solução de monitoramento de águas mais moderna, de baixo custo e sustentável, além de aumentar a cobertura. Visto que essas embarcações podem ser equipadas com sensores e equipamentos de coleta, faz com que ela não dependa de muitas pessoas (apenas uma pessoa é capaz de colocar o barco na água e controlar o mesmo), o que permite o monitoramento ao longo do percurso e ainda pode au precoce de possíveis problemas ambientais. Espera-se atender esse objetivo, por meio de uma pesquisa de natureza aplicada, sendo conduzida por um mista com estratégia exploratória sequencial. Assim sendo, essa pesquisa contribuirá para auxiliar na consolidação do IFRS Campus Osório como uma qualificação e centro de pesquisa na área da robótica, buscando-se aproveitar o capital humano e intelectual dos estudantes de nível técnico e superior computação.

Observatório da Desigualdade no Litoral Norte

Coordenação: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Discente Bolsista: Isabella de Oliveira

Resumo: O presente trabalho pretende fazer parte de um projeto maior em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul do Litoral Norte intitulado Litoral Norte”. Trata-se de um repositório de dados a respeito de diversos aspectos da região. Nossa contribuição se dará prioritariamente no aspecto s com a coleta de dados referentes a índices como Produto Interno Bruto, PIB, PIB per capita, Índice de Gini e Índice de Desenvolvimento Humano, mar desigualdade de renda e riqueza na região. Uma das referências inspiradoras para a construção do Observatório da Desigualdade é o “Boletim Desigua Metrópoles”, um documento trimestral produzido por instituições como o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia, a Pontifícia Universidade Católica Sul, e da Rede de Observatórios da Dívida Social da América Latina. Pretendemos, desta forma, mapear tanto a formação histórica quanto a atual situ entre riqueza e pobreza na região. O mapeamento das características socioeconômicas da região poderá fornecer dados para futuras políticas públicas ao identificar demandas, além disto, para as Instituições de Ensino Federais, no caso IFRS/UFRGS, poderá indicar necessidades de novos cursos que p desenvolvimento da região. Também poderá ser importante na preparação de dados de aulas das disciplinas de Humanidades, como Geografia, Sociologia. Portanto, o projeto abrange a pesquisa, propriamente dita, a extensão ao ter a possibilidade de se desenvolver para um projeto maior em conjunto com objetivo de fornecer dados para entidades públicas locais, e de ensino também ao proporcionar material de estudo.

Literatura e testemunho: os casos de Guimarães Rosa e Clarice Lispector

Coordenação: ABEL DA SILVEIRA VIANA

Discente Bolsista: Fabíola Pelissoli Ferri – Voluntário(a): Thalisson de Oliveira Machado

Resumo: O projeto que se propõe consiste na análise e no reconhecimento do caráter testemunhal em textos literários. O testemunho é sempre algo de caráter Testemunha-se, literariamente ou não, o que se presenciou. Tal característica indica que o corpo ocupa lugar central na construção de sentidos. Tais se são sentidos objetivos, lógicos, referenciais, mas subjetivos, analógicos, poéticos. Se do texto literário não se pode afirmar a existência de sentidos podemos, pela via da experiência como leitores e escritores, constatar que o texto literário nos toca, nos emociona, nos comove; na comoção, o que é co-movido, é o corpo. Daí a ideia de que há um sentido que se sente no corpo, com o corpo, a partir do corpo. Como ‘corpus’ de textos literários de caráter notadamente testemunhal, propõe-se tratar principalmente de textos epistolares de João Guimarães Rosa cujas escrituras se relacionem com suas trajetórias literárias. Destacam-se, nesses textos, testemunhos de vida que permitem estabelecer relações sim compõem o próprio sentido literário dos romances e contos da autora e do autor. Essas relações serão estudadas a partir dos postulados teóricos literários como Derrida (2015), Brandão (1996), Perrone-Moisés (2006), Candido (2000) entre outros. Apesar de consistir numa proposta inicialmente de pesquisa, entende-se que, posteriormente, pode-se desenvolver na comunidade acadêmica a relação entre testemunho e consciência social, com a finalidade de demonstrar que a literatura, neste caso, o testemunho, tem papel fundamental nas vivências a serem compartilhadas.

WindMaker: espaço maker como promotor de inovação e empreendedorismo educacional

Coordenação: TERRIMAR IGNACIO PASQUALETTO

Discente Bolsista: Victor Davi Pompeu de Mattos

Resumo: O Campus Osório do IFRS tem se consolidado como uma perspectiva para a qualificação e geração de emprego e renda para a região do Litoral Norte Sul, bem como um espaço de desenvolvimento integral atuando nas dimensões do trabalho, da ciência, da técnica, da tecnologia, do humanismo e da Dentre as diversas conquistas do campus que colaboram para essa consolidação, está a instalação de um espaço maker (WindMaker) fruto da união de e de investimento do próprio campus. Embora tal espaço tenha surgido com objetivo de difundir a cultura maker, é inegável que suas potencialidades muito tal objetivo. Sua atuação nos últimos anos vem demonstrando seu potencial de contribuição para o desenvolvimento dos municípios da região q menores rendas per capita do estado e ratificando a escolha de seu foco de atuação em uma das áreas mais fundamentais de qualquer sociedade, a experiência e o conhecimento acumulado em seu período de existência permitiu a compreensão de sua natureza como habitat de inovação e empreendeu especial expertise na área educacional. Em função disso, propomos aqui a continuidade do processo de estruturação de nosso habitat de inovação e em educacional iniciado no ano de 2021. Esse procedimento prevê a ampliação da atuação do WindMaker, fortalecendo o modelo de incentivo ao empreendimento, à inovação, com foco especial na área educacional e nas demandas da região do litoral norte do Rio Grande do Sul. Empregando a estrutura montada ne últimos anos, bem como a vocação e expertise em Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela equipe do Campus Osório, propomos o fomento da e do empreendedorismo educacional por meio de cursos, oficinas e exposições voltadas ao desenvolvimento de objetos de aprendizagem e implementação de metodologias ativas, a assessoria para iniciativas de inovação didática e empreendedorismo educacional e a pré-incubação de projetos de desenvolvimentos educacionais. São previstas ainda, ações internas e externas ao campus envolvendo a inovação educacional por meio da cultura maker e da robótica, assessorias e formações específicas para promover e apoiar projetos e iniciativas com essa temática. Com a realização de cursos e oficinas espera-se f discussão e apresentar possibilidades de que o professor realize ações de inovação didática seja pelo uso de diferentes recursos educacionais seja pela iniciativas baseadas em metodologias ativas. Espera-se ainda despertar o interesse de parte desse público para cursos mais específicos sobre o desenvolvimento de recursos educacionais físicos e virtuais. Para sustentar e ampliar as possibilidades de sucesso das inovações didáticas desenvolvidas por equipes das c e externa ao campus, serão disponibilizadas oportunidades de assessoria de uma equipe multidisciplinar que faz parte da equipe técnica do WindMaker atendendo projetos de ensino, pesquisa e extensão do Campus Osório. Por fim, com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de produtos/propo de maior impacto social, serão selecionadas algumas ideias/projetos para a pré-incubação/incubação pelo WindMaker. Essas ideias/projetos serão de participação direta da equipe do habitat que dará assessoria e colaborará no desenvolvimento, produção e difusão do produto/proposta educacional. E fortalecer e expandir o referido habitat de inovação didática e empreendedorismo educacional de forma que ele represente uma espécie de Hub articul sobre o tema na região. Tem-se como meta oferecer, no período deste edital, formação básica com ênfase no tema para pelo menos 30 docentes promoverem a pré-incubação/incubação de ao menos dois produtos/propostas educacionais, além de apoiar ao menos cinco ações de extensão relacionad sociais e ao desenvolvimento local/regional e/ou ações de ensino que envolvam reformulações de concepções e práticas curriculares. Espera-se com isso, estabelecer um polo de atividades de formação e criação de produtos didáticos/tecnológicos aplicadas prioritariamente à Educação, disponibilizados em um repositório online após os devidos registros de autoria.

EDITAL CONJUNTO Nº 01/2023 – APOIO A PROJETOS INDISSOCIÁVEIS DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO DO IFRS

Observatório Litoral Norte

Coordenação: ALEXANDRE RICARDO LOBO DE SOUSA

Discente Bolsista: BRUNA RODRIGUES BEZA

Resumo: O presente projeto de pesquisa, ora nomeado Observatório da Desigualdade no Litoral Norte do RS, pretende fazer parte de um projeto maior, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Campus Litoral Norte (CLN), intitulado “Observatório do Litoral Norte/RS”. Trata-se, num primeiro momento, de um repositório de dados a respeito de diversos aspectos dessa região no intuito de caracterizar o espaço regional do Litoral Norte do RS. Nossa contribuição, IFRS, se dará prioritariamente em relação aos aspectos socioeconômicos socioambientais, com a coleta de dados referentes a índices como Produto Interno Bruto, PIB, PIB per capita, Índice de Gini e Índice de Desenvolvimento Humano, no sentido de destacar/apresentar a desigualdade de renda e riqueza, saneamento, gênero e etnia na região. Uma das referências inspiradoras para a construção do Observatório da Desigualdade é o “Boletim Desigualdade nas Metrópoles”, um documento trimestral produzido por instituições como o Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e da Rede de Observatórios da Dívida Social da América Latina. Pretendemos, desta forma, mapear tanto a formação histórica da Região do Litoral Norte/RS quanto a atual situação da relação entre riqueza e pobreza nessa região. O mapeamento das características socioeconômicas dos municípios que fazem parte da 11° Coordenadoria Regional de Educação (CRE11) poderá fornecer dados para futuras políticas públicas de caráter social ao identificar demandas, além disto, para as Instituições de Ensino Federais, no caso IFRS e UFRGS, poderá indicar necessidades de novos cursos regulares (de graduação e pós graduação) ou de curta duração (extensão ou especialização) que possam fomentar o desenvolvimento da região. O mapeamento da desigualdade de renda no Rio Grande do Sul por meio do Índice de Gini calculado pelo Atlas do IDH com os dados do Censo 2010 começou a ser realizado por membros da nossa equipe durante o princípio da elaboração deste projeto. Priorizamos iniciar pelo índice de Gini por este ser adimensional e de fácil interpretação: variando de 0 (zero) a 1, sendo que quanto mais desigual, mais próximo de 1. O mapa (Figura 1) permite identificar que esta região (CRE11) contém dois municípios empatados na segunda pior posição no estado: Imbé, Capivari do Sul estão empatados com mais dois municípios de outras regiões na segunda posição com Gini igual a 0,68, atrás somente de Jacuizinho com 0,72. Bem próximo da região, a oeste, está a capital Porto Alegre com Gini de 0,60 ocupando a 7a posição e, para fins de comparação, nota-se que o Gini do Rio Grande do Sul é de 0,54 e o do Brasil era 0,60 em 2010 (Tabela 1). Além do que já foi mencionado, este observatório, sua execução poderá ser importante na preparação de dados de aulas das disciplinas de Humanidades como, por exemplo, Geografia, Sociologia e História. Portanto, o projeto abrange a pesquisa, propriamente dita, a extensão ao ter a possibilidade de se desenvolver para um projeto maior em conjunto com a UFRGS, além de fornecer dados para entidades públicas locais, e de ensino também ao proporcionar material de estudo.

Desenvolvimento de materiais didáticos e lúdicos de Astronomia, Astronáutica e Robótica: possibilidades de popularização da Ciência

Coordenação: MARLA HECKLER

Discente Bolsista: CAIO SOUZA QUADROS PEREIRA

Resumo: Embora a Ciência e a Tecnologia permeiem o cotidiano de nossa sociedade, é bastante comum que as pessoas em geral desconheçam seus princípios mais fundamentais. De forma geral, há uma desconexão entre o saber científico e o saber cotidiano. Tal fenômeno, entre outros fatores, pode ser associado à uma alfabetização científica deficiente ou à imagem carrancuda que se tem dos saberes científicos. É fundamental, no entanto, que essa situação seja combatida a fim de que o conhecimento científico seja democratizado e promova maior conscientização e participação social no desenvolvimento de novos conhecimentos e na defesa das instituições que os promovem. Nesse sentido, iniciativas que usam metodologias diferenciadas e o uso de espaços não formais para a discussão de temas científicos têm obtido bons resultados na popularização da Ciência e na complementação da alfabetização científica de cidadãos das diversas faixas etárias. Sendo assim, esse projeto visa contribuir para promover a democratização do conhecimento científico desenvolvendo materiais didáticos e lúdicos de Astronomia, Astronáutica e Robótica para divulgação científica em eventos formais e não formais tais como exposições e oficinas temáticas complementadas por sessões de planetário e observações do céu com telescópios. Espera-se com isso, fomentar o papel do ensino formal e não formal e colaborar para que crianças, jovens e adultos ampliem o repertório de conhecimentos em relação às ciências, sua capacidade de apropriação e interação crítica com este conhecimento.

EMPRESA SIMULADA: A EXPERIÊNCIA DE MULHERES DE MAQUINE NA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO

Coordenação: CINTIA LISIANE DA SILVA RENZ

Discente Bolsista: CAROLINA PEREIRA SIMONI

Resumo: O projeto visa oferecer conhecimento técnico da área da administração, com foco na elaboração e comercialização de sabão ecológico às mulheres da comunidade de Maquiné. Os conhecimentos técnicos serão desenvolvidos por 4 estudantes bolsistas do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório, no intuito de experienciarem na prática a organização e a operação de uma empresa. Será desenvolvido em 12 semanas com duração de três horas e meia por semana realizadas nas dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto, no turno da tarde. O projeto será acompanhado por professores do campus e a metodologia dos encontros será apoiada por material impresso que rege a organização e estruturação da empresa simulada.

EDITAL PROPPI Nº 11/2023 – EDITAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA – PIBITI/IFRS/CNPq – PROBITI/IFRS/Fapergs

Para além do verbo to be: os letramentos digitais ressignificando o ensino de inglês a parr de uma plataforma online

Coordenação: Rafaela Fetzner Drey

Discente Bolsista: Indyele Fraga Grassi

EDITAL PROPPI Nº 12/2023 – EDITAL PROPPI DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs

História da Educação, Educação Profissional e das relações Trabalho e Educação no Litoral Norte gaúcho (séculos XIX, XX e XXI)

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discentes Bolsistas: Keila da Silva Souza e Dandara Gomes Rodrigues

O método do pensamento computacional e a dobradura de matemáca

Coordenação: Aline Silva de Bona

Discentes Bolsistas: Leonardo Terra Dos Santos e Lucas Silveira Lima Portal – Voluntário(a): Lucas Silveira Lima Portal

Ensino de Ciências Sociais e Educação Profissional

Coordenação: Roberta Neuhold dos Reis

Discente Bolsista: Romero Assis de Oliveira

Educação profissional e tecnológica e desenvolvimento regional: a relação dos Instutos Federais com os arranjos produvos, culturais e sociais locais

Coordenação: Roberta Neuhold dos Reis

Discente Bolsista: Henrique Aires Kasper

A modelagem de matemática em situações contextualizadas criavas mediadas pelo pensamento computacional

Coordenação: Aline Silva de Bona

Discente Bolsista: Rafaela de Andrade Germano

Atividades Plugadas e o Pensamento Computacional

Coordenação: Anelise Lemke Kologeski

Discente Bolsista: Gustavo Rech Costa – Voluntátio(a): Matheus de Fraga Pereira

Gestão pública cultural: análise dos municípios do Litoral Norte gaúcho

Coordenação: MARCIO ROGERIO OLIVATO POZZER

Discente Bolsista: Anita Camargo de Alencastro

Gestão das políticas públicas culturais e as relações federativas: uma análise do Litoral Norte gaúcho

Coordenação: MARCIO ROGERIO OLIVATO POZZER

Discente Bolsista: Giovanna Rizze Franzen

Estudo de óleos essenciais na inibição do agente causal do fungo causador da podridãodescendente em videira

Coordenação: FLAVIA SANTOS TWARDOWSKI PINTO

Discente Bolsista: Marcella Gonçalves dos Santos

Monitoramento das águas do Rio Tramandaí através de sensoriamento remoto

Coordenação: FLAVIA SANTOS TWARDOWSKI PINTO

Discentes Bolsistas: Luiza Soethe Avila e João Lucas Vieira Costa

BIOIF FASE 3: GAMIFICAÇÃO DE UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ARTRÓPODES

Coordenação: Lisiane Zanella

Discentes Bolsistas: Letícia Feltrim Alves e Larissa Cardoso de Aguiar

Aqua Lautus: disposivo de baixo custo para realizar a detecção de poluição hídrica

Coordenação: Lisiane Zanella

Discentes Bolsistas: Daniel Mattivi De Oliveira Rosa e Arthur Ferreira Stedile

EDITAL PROPPI Nº 15/2023 – COMPLEMENTAR AO EDITAL PROPPI Nº 12/2023 – DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs – 2023/2024

A dobradura de matemática potencializa o pensamento computacional

Coordenação: Aline Bona

Discente Bolsista: Natália Bernardo Nunes

EDITAL PROPPI Nº 18/2023 – COMPLEMENTAR AO EDITAL PROPPI Nº 12/2023 – DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC-EM/IFRS/CNPq – PROBIC/IFRS/Fapergs – 2023/2024

O Pensamento Conservador e a Educação: o caso das escolas civis-militares

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discente Bolsista: Vitória Ferreira Gamba – Voluntário(a): Denilson da Silva

A dobradura de matemática potencializa o pensamento computacional

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discente Bolsista: Lucas Cantanhede Guerra

Atividades Plugadas e o Pensamento Computacional

Coordenação: Maria Augusta Martiarena de Oliveira

Discente Bolsista: Lúcio Alves dos Santos

EDITAL IFRS PROPPI Nº 03/2023 FLUXO CONTÍNUO PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO 2023/2024

Narrativas históricas para o turismo rural em Osório/RS (fase 3)

Coordenação: BIANCA PUGEN

Discentes Voluntários(as): Amanda Carolina de Lemos

EDITAL IFRS PROPPI Nº 01/2023 FLUXO CONTÍNUO – PROJETOS DE PESQUISA E/OU INOVAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SERVIDORES DO IFRS EM CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU, PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU OU PÓS-DOUTORADO

Formação inicial de professores de Matemática: a tomada de consciência a partir da teoria de Van Hiele

Coordenação: LISANDRO BITENCOURT MACHADO

Os elementos de Euclides em um ambiente de Geometria Dinâmica: uma proposta de ensino de geometria nas escolas

Coordenação: JOSIAS NEUBERT SAVOIS

DESLOCAMENTOS IDENTITÁ RIOS NA NOVÍ SSIMA LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA: ALEXANDRA COELPORTELA e NUNO CAMARNEIRO.

Coordenação: ANDREIA SCHEEREN

O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AOS CURSOS TÉCNICOS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: uma análise sobre o Campus Osório do IFRS

Coordenação: ROSSANO AGLIARDI DESINI

Última atualização em 03/10/2024

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