Nota das universidades públicas e institutos federais gaúchos à sociedade

Dez universidades públicas e institutos federais situados no Rio Grande do Sul divulgaram nesta segunda-feira, 27 de abril de 2020, uma Nota à sociedade gaúcha. No documento, assinado pelos reitores, as instituições destacam a intensiva contribuição para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19):

“Uma grande parte de nossas comunidades está envolvida diretamente, tanto na assistência em saúde nos locais de prática, como em ações essenciais de pesquisa, produção de testes e equipamentos, além de ações educativas para toda a sociedade. Neste momento, direcionamos nossos recursos, como insumos, EPIs e equipamentos, disponibilizamos espaço físico e pessoal, e colaboramos com os governos federal, estadual e municipais, através do conhecimento acumulado pelos nossos pesquisadores e da atuação dedicada de toda a nossa comunidade”.

Os reitores citam também que pesquisadores atuam em um comitê científico consultivo para o enfrentamento da pandemia. Por fim, destacam a importância das medidas de distanciamento social e da educação da população em relação à higiene e à prevenção. “Nos países que conseguiram obter melhor controle da pandemia, foi fundamental a participação da população.” Salientam também: “As medidas de distanciamento físico, neste momento, são essenciais para que possamos, no futuro, retornar com segurança às atividades presenciais”.

A nota é assinada pelo reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Júlio Xandro Heck, e pelos reitores de: Ufcspa, Ufrgs, Furg, Unipampa, Ufpel, UFSM, IFFar, IFSul e Uergs.

Confira a nota na íntegra