NAC movimenta o campus em seu primeiro ano de atuação

Sequestro Cultural levou estudantes e servidores ao palco

“Estudantes do turno da noite são “sequestrados” por mascarados vestindo túnicas e capas pretas. Após a energia de todo o bloco B ser cortada, os mascarados invadem as salas de aula batendo em latões e dando gargalhadas medonhas, e anunciam que só saem dali se um desafio for cumprido… Quando a energia foi restabelecida, os “sequestradores” revelam ser estudantes do diurno. A proposta dos mascarados era que as turmas montassem uma mini peça teatral para apresentarem no auditório, a partir de uma temática definida e relacionada ao seu curso. Tudo isso em apenas uma hora! Depois disso estariam “livres” e também receberiam uma recompensa se chegassem ao final”.

A narrativa do estudante de ensino médio Gabriel dos Anjos apresenta a atmosfera em que ocorreu a atividade mais diferenciada já proposta pelo recém-criado Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Osório, o “Sequestro Cultural”. A noite de 20 de outubro de 2022 certamente ficará na memórias dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes, superiores, da pós-graduação e também dos demais participantes.

Apesar de receosos num primeiro momento, estudantes, docentes e técnicos administrativos entraram na brincadeira. Cada turma planejou sua performance e cumpriu o desafio no palco do auditório.

A pedagoga Maria Cristina Schefer, que integra o NAC e foi idealizadora do “sequestro cultural” destaca que, além de ter atingido seu objetivo, a ação rendeu mais que boas gargalhadas da plateia. “Muita alegria e criatividade foi o que se viu. O evento foi tão elogiado, que outros “sequestros” estão previstos para 2023. Até um grupo musical do noturno teve origem a partir da atividade!”, contou.

Após as apresentações artísticas dos grupos, a equipe do NAC orientou que todos da plateia seguissem até o saguão do bloco A, onde foram surpreendidos com uma mesa farta. Bolo, cachorro quente, refrigerante e muito carinho foram distribuídos a todos, encerrando a noite de “sequestro cultural”.

Quer saber mais sobre o NAC?

Criado em março de 2022, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Campus Osório é presidido pela docente Agnes Schmeling e conta com 24 membros, entre servidores e estudantes.

O NAC proporcionou a presença da Arte e Cultura no campus instigando, incentivando e oportunizando ações, tais como: Cor e Alegria, com a melhoria dos espaços físicos com pinturas de murais, Halloween e o Día de Los Muertos, intervenções artísticas de discentes com as Trocas e Artes Visuais e em Dança, Teatro, viagem cultural para a 13ª Bienal do Mercosul e apresentações artísticas em eventos internos e externos.

> Acesse a página do NAC