MoExP, maior evento do IFRS – Campus Osório, ocorre terça e quarta-feira

O Campus Osório promove, nos dias 10 e 11 de setembro de 2019, a 9ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP). O evento, que é realizado no Largo dos Estudantes e na sede do campus, contará com apresentação de 162 trabalhos científicos – de níveis fundamental, médio/técnico, superior e de pós-graduação -, 19 opções de minicursos, sete apresentações culturais, Maratona de Programação, Competição de Robótica e a palestra “Politecnia e indissociabilidade”, com Eliezer Pacheco. Toda a comunidade é convidada para prestigiar a 9ª MoExP. Confira as atividades previstas na programação no site da mostra e participe!

A cerimônia de abertura do evento ocorre às 9h30, no Largo dos Estudantes, seguida das apresentações culturais dos grupos do Campus Osório ‘Autoral Afrobeat’, ‘Banda Polisenso’ e ‘Dançarte’. À tarde, a programação segue com a exposição de 86 banners de trabalhos dos níveis fundamental séries finais e médio/técnico de instituições de ensino de diversas regiões do estado. A partir das 19h, o evento migra para a sede do Campus Osório, onde acontece a VI Maratona de Programação (que tem inscrições no local) e as apresentações de trabalhos de graduação e pós-graduação, totalizando 76 títulos.

Na manhã de quarta-feira, o evento tem sequência com a Competição de Robótica e com sete minicursos (cujas inscrições podem ser feitas até 6/9 para o primeiro e até 8/9 para a segunda atividade). Paralelamente, às 10h no auditório do campus, ocorre a palestra “Politecnia e indissociabilidade”, com Eliezer Pacheco. Não é necessário fazer inscrição para assistir. Às 12h tem apresentação do projeto ‘Música na Escola: uma experiência musical na Escola Estadual Quilombola Santa Teresinha de Morro Alto/Maquiné-RS’.

Na parte da tarde, a programação segue com seis minicursos. No auditório, das 14h às 16h, será apresentada a peça “O Patife Velho Oeste” do grupo teatral Boca Aberta do IFRS – Campus Osório, com posterior debate sobre o espetáculo. Às 16h45 está marcada a cerimônia de encerramento da MoExP, com a divulgação dos trabalhos destaques. A programação cultural segue até às 19h, com o teatro de sombras infanto juvenil ‘Negrinho do Pastoreio’, da Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório e a apresentação do espetáculo ‘Não Recomendado’, do Coral Jovem do campus.

À noite são oferecidos mais seis minicursos com diferentes temáticas, abertos à participação do público em geral e sem necessidade de inscrição prévia.

Recorde de inscrições

O número de projetos submetidos bateu recorde em 2019. Foram 202 trabalhos, um crescimento de 80 projetos em relação ao ano interior, que obteve 122 inscrições. A lista dos 162 títulos homologados já pode ser conferida no site da Moexp. Desde o início da MoExP, a procura dos estudantes pela feira aumentou consideravelmente. Em 2013 o registro foi de 60 trabalhos participantes, já em 2019, atingiu o número de 162 – um crescimento de 170%.

“Isso representa que o instituto está sendo reconhecido como uma instituição que rompeu as portas do ensino através da pesquisa e da extensão. A indissociabilidade está mais presente no cotidiano, fazendo com que os alunos consigam olhar os problemas a sua volta e propor soluções inovadoras”, afirmou a Diretora de Pesquisa e Inovação Flávia Twardowski, que também participa da Comissão Organizadora da MoExP desde sua primeira edição.