Início do conteúdo

MoExP divulga trabalhos aceitos, minicursos e atividade de encerramento


divulgações MoExP

Já está disponível no site da 10ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório a lista com os 192 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que serão apresentados no evento, que ocorrerá de 2 a 4 de março em formato totalmente virtual. Também já foram anunciados os minicursos ofertados e a palestra de encerramento, que será com a professora pós-doutora em Astrofísica e cientista Eliade Ferreira Lima – ambas atividades abertas para participação de toda a comunidade.

Devido ao grande número de projetos inscritos, a divulgação dos avaliadores selecionados foi prorrogada para ocorrer ao longo da semana, até no máximo dia 5. As inscrições para a Maratona de Programação seguem abertas até 22 de fevereiro. Todas as orientações estão disponíveis no site da MoExP.

O objetivo geral da MoExP é contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das Instituições públicas e privadas de Ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós-Graduação. Para isso, o evento conta com atividades paralelas, como minicursos, palestras e Maratona de Programação, além das sessões de apresentação de trabalhos.

 

Sessões de apresentação de trabalhos

Ocorrerão por meio da plataforma Google Meet, com a presença do(s) autor(es) e avaliadores ao longo dos três dias de eventos. As datas e horários das apresentação dos trabalhos serão informadas até o dia 12 de fevereiro.

Serão 119 trabalhos de Ensino Médio e Técnico,  63 de Ensino Superior, 10 de Pós-graduação. Do total (192), 109 são de Pesquisa, 43 de Extensão e 40 de Ensino, sendo 90 trabalhos do IFRS – Campus Osório e 102 de outras instituições.

Para divulgação ao público, os trabalhos terão um local específico no site da MoExP, contendo o resumo aprovado, imagem(ns) do(s) autor(es) e vídeo ou pôster – que devem ser enviados de 2 a 15 de fevereiro.

 

Minicursos

São dez opções, cujos títulos já estão divulgados no site da MoExP. As inscrições dos participantes podem ser feitas de 2 de fevereiro até 1º de março. Também serão virtuais, com links de acesso disponibilizados pela organização da MoEXP ao proponente e participantes. A duração prevista é entre uma e duas horas.

 

Maratona de Programação

A atividade paralela está com inscrições abertas até 22 de fevereiro. Será realizada na noite de 3 de março, de forma online. Visa promover a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade, e a habilidade de solucionar problemas de software, mesmo sobre pressão.

Para participar da Maratona é preciso estar cursando o ensino médio ou superior. A disputa pode ser individualmente ou por grupos, formados por até três pessoas.

Durante a competição, será fornecido um conjunto de problemas, que podem estar em português ou inglês. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolver o resultado esperado pelos juízes.

> Confira o regulamento.

 

Encerramento

O encontro será às 17h de 4 de março, pelo canal do IFRS – Campus Osório no YouTube, com a divulgação dos trabalhos destaque. Haverá uma apresentação cultural e a palestra da professora pós-doutora e cientista Eliade Ferreira Lima, com o tema ‘A presença feminina na Ciência’.

palestra encerramento MoExP

Docente do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Eliade é licenciada em Física pela UESB, doutora em Ciências (UFRGS) e pós-doutora em Astrofísica Estelar (UFSM). Ela vem desenvolvendo atividades de pesquisa, além de atuar na divulgação científica da Astronomia e de atividades de apoio para participação de meninas nas áreas STEAM.

 

 

 

 

 

 

Principais datas

Divulgação dos avaliadores selecionados: até 5 de fevereiro de 2021

Inscrições para participação dos minicursos: 2 de fevereiro até 1º de março de 2021

Envio do vídeo de apresentação: 2 a 15 de fevereiro de 2021

Inscrições para Maratona de Programação: até 22 de fevereiro de 2021

10º Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do IFRS – Campus Osório: 2 a 4 de março de 2021

Fim do conteúdo