MoExP bate recorde de trabalhos inscritos

O número de projetos inscritos na 9ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do IFRS – Campus Osório bateu o recorde em 2019. Foram 202 trabalhos submetidos à avaliação, um crescimento de 80 projetos em relação ao ano interior, que obteve 122 inscrições. A lista dos 162 títulos homologados – composta por seis do ensino fundamental, 80 do médio e 76 de superior e da pós-graduação – já pode ser conferida no site da Moexp. No local, também já estão disponíveis os minicursos aceitos para o evento, bem como documentos de retificações. A MoExP acontece nos dias 10 e 11 de setembro no Largo dos Estudantes e no Campus Osório.

Desde o início da MoExP, a procura dos estudantes pela feira aumentou consideravelmente. Em 2013 o registro foi de 60 trabalhos participantes, já em 2019, atingiu o número de 162 – um crescimento de 170%. “Isso representa que o instituto está sendo reconhecido como uma instituição que rompeu as portas do ensino através da pesquisa e da extensão. A indissociabilidade está mais presente no cotidiano, fazendo com que os alunos consigam olhar os problemas a sua volta e propor soluções inovadoras”, afirmou a Diretora de Pesquisa e Inovação Flávia Twardowski, que também participa da Comissão Organizadora da MoExP desde sua primeira edição.

O público também tem à disposição 13 opções de minicursos, que serão ofertados durante a manhã e a tarde do dia 11, no Campus Osório. Entre os temas estão energia renovável, violência contra a mulher, saúde e vacinação. Para participar, basta fazer sua inscrição de 1º a 8 de setembro na aba ‘Mini Curso’ do site da feira. Também estão na programação da MoExP sete apresentações culturais, Maratona de Programação, Competição de Robótica e a palestra “Politecnia e indissociabilidade”, com Eliezer Pacheco.

Maratona de Programação e Competição de Robótica

A maratona, que será no dia 10, visa promover a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade e a habilidade de solucionar problemas de software, mesmo sobre pressão. Para participar, os estudantes devem formar equipes com três componentes e fazer o credenciamento na recepção do evento, às 18h45minO time vencedor será aquele que resolve a maior quantidade de problemas nas três horas de competição.

Já a  Competição de Robótica ocorrerá durante o segundo dia de feira. As inscrições devem ser realizadas de 2 a 6 de setembro no site da 9ª MoExP. Serão aceitas até seis equipes, compostas por no mínimo dois e no máximo cinco estudantes de ensino médio/técnico ou superior da mesma instituição ou de outras. A competição consistirá no desenvolvimento de uma tarefa envolvendo a plataforma Arduino e o resultado será divulgado durante a cerimônia de premiação da MoExP.