Mobilização da turma 101 ADM para o Dia Internacional da Síndrome de Down

A Turma 101 ADM, do Ensino Médio Integrado, realizou uma ação de conscientização sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down.

A atividade celebra nossa primeira estudante com Síndrome de Down, Luisa Medeiros Machado.

A turma 101, juntamente com a Luisa, realizou falas nas turmas dos cursos diurnos e nos setores do campus, durante a manhã e tarde do dia 21/03, para divulgar a data e sensibilizar a comunidade acadêmica.

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de março, porque esta data se escreve como 21/3, o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006.

O objetivo das ações realizadas neste dia é conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down, demarcando a necessidade de respeitar direitos humanos e inclusivos e o bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais.

Luisa e colegas da turma 101 ADM

Luisa e colegas da turma 101 ADM junto com o servidor Antônio Sperandio

Luisa e colegas da turma 101 ADM em ação proposta para demarcar o Dia Internacional da Síndrome de Down

Informação complementar:

No sábado, dia 23/03, a AFAD Osório Litoral, Associação de Familiares e amigos dos Downs promover espaços de convívio sócio afetivo e profissional com seus pares, realizou um ato na Feira do Produtor de Osório, no Largo dos Estudantes com os mesmos objetivos de demarcar a data e sensibilizar a sociedade para a importância do respeito às diferenças e da inclusão social de pessoas com Síndrome de Down.

Luisa e sua mãe, Lisiane

Luisa e integrante da AFAD Osório Litoral

Luisa com a Psicopedagoga Erica e a Professora Lisiane Zanella com seu filho Antônio.

Créditos das fotos: Bruno Acosta e Lisiane Medeiros.