Institucional
Mais de 600 projetos são apresentados nos editais de fomento do IFRS
Em decorrência da pandemia de Covid-19, muitos projetos desenvolvidos em anos anteriores não puderam ser realizados ou precisaram passar por adequações para viabilizar a realização por meio de atividades remotas. O retorno seguro às atividades presenciais no IFRS possibilitou que projetos novos surgissem, bem como ações interrompidas ganhassem continuidade, garantindo oportunidades e experiências aos alunos da instituição.
Todas as ações devem contar com a participação de estudantes, que podem atuar como bolsistas, complementando a sua formação acadêmica com atividades para além da sala de aula. O envio de propostas aos editais de fomento é uma oportunidade também para os coordenadores dos projetos (que devem ser servidores da instituição) realizarem ações de ensino, pesquisa e extensão com auxílio financeiro para a aquisição de materiais de consumo e serviços necessários.
Os estudantes como protagonistas
A participação dos discentes oportuniza que eles vivenciem novas experiências acadêmicas, desenvolvam habilidades e contribuam com a transformação da instituição de ensino e da comunidade ao seu entorno propondo a solução de problemas reais.
O estudante de Agronomia Lairo Cangussu, do Campus Bento Gonçalves (na foto em destaque), é bolsista do projeto de ensino “Confecção de recursos pedagógicos acessíveis para alunos com necessidades educacionais específicas” e fala de suas expectativas com a experiência: “Ser bolsista significa somar algo de extrema importância em meu percurso acadêmico, profissional e pessoal. Me permite ajudar a instituição e os demais envolvidos com ela a crescerem juntos, sempre desenvolvendo um trabalho que é transformador para toda a sociedade”.
Indissociabilidade em crescimento
Um dos destaques no balanço dos projetos submetidos este ano nos editais de fomento interno do IFRS é o crescimento de 70% no número de propostas que articulam pesquisa, ensino e extensão, chamadas de indissociáveis. De 31 iniciativas, em 2021, passou-se para 53 em 2022. Dessas, 33 receberam bolsas para estudantes e 27 auxílio financeiro para execução das propostas.
A responsável pelo acompanhamento dos projetos de indissociabilidade, Jaqueline Morgan, explica que essas ações contribuem para a manutenção e a permanência dos estudantes nos cursos do IFRS, pois os discentes passam a vivenciar ativamente a interlocução entre a pesquisa, o ensino, a extensão e as demandas da sociedade.
Atualizações na Pesquisa
Na pesquisa, o número de projetos submetidos ao edital de fomento interno de 2022 foi de 203. São ações em diferentes áreas, incluindo também inovação e empreendedorismo. Algumas contam com parcerias intercampi ou com instituições externas, nacionais ou internacionais.
Desse quantitativo, 197 projetos foram contemplados com bolsa para estudantes e, desses, 101 também receberam auxílio financeiro para a compra de materiais de consumo e contratação de serviços. Ainda dez projetos relacionados aos habitats de inovação e empreendedorismo foram contemplados com kits de equipamentos.
Neste ano, o edital teve alterações para simplificar o processo de envio das propostas. Dentre as mudanças, destaca-se a unificação dos editais de fomento para projetos de pesquisa e inovação e projetos de habitats de inovação e empreendedorismo, o que dispensa o lançamento de editais complementares pelos campi do IFRS; a redução do número de anexos obrigatórios na submissão das proposta; e a utilização do módulo Pesquisa do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para cadastro das propostas e solicitações de cotas de bolsas.
Jaqueline também ressalta que, “além do edital de fomento interno para pesquisa e inovação, o IFRS dispõe de cotas de bolsas institucionais de iniciação científica e tecnológica fornecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), para as quais foram submetidos 107 projetos, dos quais 61 serão contemplados com as cotas Fapergs. O IFRS ainda aguarda o resultado da distribuição de cotas institucionais pelo CNPq para contemplar os projetos classificados”.
Novidades e perspectivas no Ensino
Ações de monitoria; apoio pedagógico e reforço escolar; iniciativas voltadas a ações afirmativas e diversidade; implantação de laboratórios e clubes temáticos; saúde física e psicológica dos estudantes; inclusão digital e inserção de estudantes em atividades artísticas, culturais e desportivas. Essas são algumas temáticas dos 189 projetos de ensino apresentados. Desses, foram contemplados com bolsas para estudantes 169, e 47 projetos também receberam auxílio financeiro. O número de submissões cresceu em relação a 2021, quando foram 153 submissões na área.
A pró-reitora adjunta de Ensino, Larissa Brandelli Bucco, enfatiza que os projetos contribuem para o desenvolvimento acadêmico e a formação integral e cidadã, permitindo que os estudantes identifiquem a abrangência de sua área profissional, experimentem práticas educativas inovadoras e estimulem a criatividade.
Este ano, o edital de fomento a projetos de ensino passou por uma reestruturação, tendo, pela primeira vez, destinação de recursos de custeio. Ou seja, os projetos poderão receber um valor para a aquisição de materiais de consumo e o pagamento de serviços de terceiros, passagens e hospedagem. Vale mencionar que, desde 2015, quando foi implementado o Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben), os projetos podiam contar apenas com cotas de bolsas, e não com recurso para o seu custeio.
Larissa acredita que o aumento no número de submissões este ano se deve, especialmente, a dois fatores. “A definição de dez áreas prioritárias ajudou a esclarecer aos servidores nos campi qual deve ser o foco dos projetos de ensino”, observa, complementando: “Além disso, a destinação de recurso de custeio para aquisição de materiais foi um incentivo adicional para a submissão de projetos ao edital de ensino, de modo que os seus coordenadores puderam propor atividades que seriam inviáveis sem a disponibilidade desses valores”.
Edital para projetos de Educação Física, Esporte e Lazer na Extensão
Na extensão, o quantitativo de ações submetidas foi de 165. Desse total, 139 foram contempladas, sendo 137 com bolsas para estudantes e 94 com apoio financeiro para aquisição de materiais de consumo e contratação de serviços. Os projetos contemplam atividades para o desenvolvimento tecnológico; ações sociais; cursos de extensão; ações culturais, artísticas, científicas, tecnológicas e esportivas; empreendedorismo e cooperativismo e o acompanhamento de egressos.
Como novidade, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou este ano o primeiro edital para projetos voltados à Educação Física, Esportes e Lazer do IFRS. A iniciativa ocorreu em conjunto com a Comissão de Educação Física, Esportes e Lazer do Instituto. Para além, uma mudança referente a este edital é que a submissão das propostas foi realizada no Sigaa – módulo Extensão, que gradativamente passará a ser o sistema padrão para registro e acompanhamento das ações extensionistas.
“A Proex vem buscando contribuir com a formação integral de estudantes, servidores e comunidade externa do IFRS com a implementação e o fortalecimento de Políticas Institucionais, como a Política de Educação Física, Esportes e Lazer e, posteriormente, a Política de Arte e Cultura. Esse fortalecimento tem se efetivado por meio de diversas iniciativas, sendo a operacionalização de editais específicos nessas áreas a principal ação neste sentido”, observa a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin.
📌 Para conhecer mais sobre os projetos do IFRS, acesse o Portfólio de Projetos do IFRS no Portal Integra