Inscrições abertas para o IFMundi

Arte marrom com Inscrições Abertas para IFMundi

Se você é estudante do Ensino Médio, pode fazer sua inscrição até o dia 12 de novembro para participar do IFMundi. Os critérios de elegibilidade e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento. O tema que será discutido nesta 4ª edição é a “Cúpula do Milênio”. O evento ocorre nos dias 10 e 11 de dezembro de 2020, de forma virtual pela plataforma Zoom.

O IFMundi promove a simulação de debates internacionais e locais. É organizados por estudantes e docentes do IFRS – Campus Osório que formam o Secretariado 2020, composto pelas professoras Roberta Neuhold e Adriana Quadros e pelos discentes Isadora Bitencourt, Artur Duprat, Cristini Epifanio, Leonardo Cesa Mateus, Sara Araújo e Victorya Leal.

São oferecidas 60 vagas, sendo 30 para estudantes da rede IFRS e 30 para a comunidade externa. Dessas, 46 vagas reservadas para atuação como delegados e 14 vagas para agência de comunicação. As inscrições homologadas e os participantes selecionados com seus respectivos países ou agências de comunicação serão publicados no dia 14 de novembro. O link para a acesso ao evento será enviado por e-mail aos inscritos.

Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected]

Sobre o IFMUNDI

São atividades em que estudantes dos cursos técnicos integrados simulam sessões da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre temáticas que mobilizam diversos povos, como direitos humanos, infância, meio ambiente e trabalho. No evento, os alunos são eleitos delegados para simular a representação dos interesses de uma nação em órgãos como a Assembleia Geral, o Conselho de Direitos Humanos, o Conselho Econômico e Social e o Conselho de Segurança. Além disso, o IFMUNDI também proporciona interlocuções entre conceitos, práticas de negociação e diplomacia internacional.

Sobre a Cúpula do Milênio

Foi realizada nos anos 2000, em Nova Iorque. Nela foi aprovada a Declaração do Milênio, documento que reflete as preocupações e os compromissos adotados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a Declaração, as nações se comprometeram a uma nova parceria global para cumprir oito objetivos, entre eles o de erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal e promover a igualdade de gênero. O prazo estabelecido para o cumprimento desses objetivos, que ficaram conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), era 2015.