Inscrições abertas para a 12ª MoExP

Inscrições abertas para a MoExP

Estão abertas as inscrições para participação na 12ª Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de setembro de 2022, de forma presencial, no Largo dos Estudantes e na sede do campus. É possível fazer parte da MoExP como apresentador de trabalho, avaliador, ofertante de minicurso, ouvinte, integrante da Maratona de Programação ou do Encontro Musical. Os regulamentos estão publicados no site do evento.

As submissões de trabalhos vão até 9 de agosto – data em que também encerra o envio do material para os que pretendem participar da seleção para as feiras afiliadas ao evento. Já o período de inscrições de propostas de minicursos fecha um pouco antes, no dia 1º de agosto. Para participar da Maratona de Programação, o prazo de inscrições vai até 7 de setembro. Avaliadores já podem fazer inscrição e, para o Encontro Musical, será aberto cadastramento a partir de 08 de julho.

Serão selecionados 160 trabalhos para apresentação, das dimensões do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, sendo: 10 trabalhos de Ensino Fundamental Anos Finais, 80 de Ensino Médio e Técnico e 70 de Ensino Superior e Pós-graduação.

Minicursos

Os minicursos da MoExP constituem-se uma excelente oportunidade de demonstrar, de forma dinâmica e objetiva, habilidades, conhecimentos e competências adquiridos por servidores e estudantes de graduação e pós-graduação do IFRS e de outras instituições por meio da exposição de atividades e/ou conhecimentos que possam ser apreendidos e assimilados em um curto espaço de tempo.

Deverão ocorrer presencialmente, nas dependências do Campus Osório, nos dias 8 ou 9 de setembro, em horários a serem definidos pela organização e seguindo, se possível, a opção apontada pelo proponente, com duração prevista entre uma e duas horas.

Maratona de Programação

A atividade será realizada na noite de 8 de setembro, no campus. Visa promover a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade e a habilidade de solucionar problemas de software, mesmo sobre pressão.

Para participar da Maratona é preciso estar cursando o ensino médio ou superior. A disputa pode ser individual ou por grupos formados por até três pessoas, conforme as categorias descritas no regulamento.

Durante a competição, será fornecido um conjunto de problemas, que podem estar em português ou inglês. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, o código fonte devolver o resultado esperado pelos juízes.

Encontro Musical

O evento que visa promover a troca e a integração entre os grupos artístico-musicais dos campi do IFRS, a partir da mostra prática do trabalho que se realiza na área da música. Será realizado no dia 9 de setembro, no auditório do Campus Osório, das 9h às 17h. As inscrições também devem ser feitas pelo site, até o dia 19 de agosto, pelo servidor responsável do grupo musical.

Os grupos musicais (banda, conjuntos instrumentais, corais, entre outros) devem estar vinculados a projetos de Ensino, Extensão e ou Pesquisa de um dos campi do IFRS e registrados no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGPROJ).

As vagas serão limitadas a até dois grupos por campus e apresentação musical deve ser de no máximo 20 minutos, acrescidos de 10 minutos de montagem e desmontagem do palco.

Sobre a MoExP

É uma atividade de cunho científico-tecnológico cultural que promove a interlocução entre estudantes a partir da exposição de trabalhos desenvolvidos no ambiente educacional. O objetivo geral do evento é contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições públicas e privadas de Ensino Fundamental, Médio, Superior e de Pós-Graduação.

> Todas as orientações para participação estão disponíveis no site da MoExP. Fique atento ao site do campus e às redes sociais para acompanhar mais informações sobre o evento.

Principais datas MoExP 2022

Submissão de trabalhos – 01 de julho a 09 de agosto
Envio do material para seleção de credenciamento – Feiras Afiliadas – 01 de julho a 09 de agosto
Submissão de minicursos – 01 de julho a 01 de agosto