Início do conteúdo

Inovação e solidariedade: comunidade do IFRS promove ações para enfrentamento da Covid-19


Engajados em encontrar soluções inovadoras para o combate à Covid-19, servidores e estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estão confeccionando equipamentos de proteção para profissionais de saúde, realizando ações solidárias, fazendo pesquisas e ações de extensão voltadas ao tema. As ações ocorrem por iniciativa dos 17 campi e da Reitoria e não param de crescer.

A comunidade acadêmica trabalha pelo mesmo objetivo, mas de forma remota ou em revezamento, para evitar os riscos de contaminação. E conta com a parceria de voluntários, muitos deles ex-alunos, e de empresas, instituições e órgãos públicos. Os materiais são doados para órgãos de saúde de municípios das regiões de abrangência do IFRS. Para dar uma ideia da dimensão desse envolvimento, as ações foram organizadas em um mapa (confira na imagem), o qual está em constante atualização.

 

Conheça algumas iniciativas:

Vinho vira álcool 70% – Para ajudar a conter a disseminação do novo coronavírus, vinho virou álcool 70% na capital brasileira da vitivinicultura. Foram destilados em torno de 47 mil litros de vinho, oriundos da Vinícola-Escola do Campus Bento Gonçalves, que eram considerados inaptos para consumo e comercialização. A instituição doou o material que, em uma ação conjunta com empresas de diversos segmentos, chegou à Secretaria Municipal de Saúde de Bento Gonçalves e região como álcool líquido a ser utilizado para desinfecção de superfícies. Foi possível produzir em torno de 7 mil litros de álcool.

Leia mais

 

Moda solidária – Como a área de moda e vestuário pode contribuir para a sociedade em tempos de emergência em saúde? Buscando uma resposta, professores e técnicos do IFRS ligados aos cursos Superior de Tecnologia em Design de Moda, Técnico em Modelagem do Vestuário e Técnico em Produção de Moda foram atrás de pesquisas de normas e de fornecedores para tentar contribuir na demanda por equipamentos de proteção individual (EPIs) têxteis. Apenas no município de Erechim, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha necessita mensalmente de 2 mil batas hospitalares, usadas por profissionais de saúde. Foi criada então a ação “Costure em Casa”, concretizada pelo Campus Erechim do IFRS com o apoio do Centro Tecnológico APL Polovest, do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Alto Uruguai e de voluntários. São confeccionadas batas hospitalares de forma gratuita para a Fundação Hospitalar.

Leia mais

 

Inovação para proteger os profissionais de saúde – Um equipamento para ampliar a proteção de profissionais de saúde que atendem pacientes com a Covid-19 está sendo fabricado nos laboratórios do Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS, em Bento Gonçalves. Trata-se de uma caixa em acrílico transparente que é colocada sobre a cabeça do paciente no leito hospitalar, chamada de “aerosol box”, e atua como barreira mecânica entre o médico ou enfermeiro e o paciente, reduzindo os riscos de contaminação com o novo coronavírus. As duas primeiras unidades elaboradas foram doadas para o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.

O médico do IFRS, Andrew Chaves Feitosa da Silva, conta que a barreira mecânica feita pela caixa é maior tanto para o médico quanto para a equipe de saúde em relação aos protetores faciais tipo face shields, servindo como um complemento na proteção. A caixa é utilizada durante a entubação de pacientes que evoluam para a Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) e necessitam de ventilação mecânica. Para que as mãos do médico possam chegar até a face do paciente, há duas entradas.

Leia mais

 

> Acompanhe aqui todas as notícias da atuação do IFRS 

Fim do conteúdo