Inicia o processo de consulta para o cargo de diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório

Eleições Diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório

A publicação do Regulamento Eleitoral na tarde de sexta-feira, 18 de outubro de 2024, deu início ao processo de consulta que definirá o diretor(a)-geral pro tempore* do Campus Osório para o período de 2024 – 2028. O documento com o regramento da eleição e outros arquivos relativos estão disponíveis no site do Campus Osório, na aba Eleição para diretor(a)-geral pro tempore 2024 – 2028.

As inscrições de candidaturas ao cargo deverão ser feitas na segunda-feira, 21 de outubro, das 08h às 23h, exclusivamente por e-mail enviado à Comissão Eleitoral Local do Campus Osório. A comunidade acadêmica conhecerá a lista preliminar de candidatos homologados no dia seguinte (22), até às 13h. Após o período definido para recursos, será divulgada a relação dos candidatos homologados, no dia 24 de outubro. A campanha eleitoral terá início em 26 de outubro e encerra no dia 11 de novembro.

A consulta eleitoral ocorrerá no dia 12 de novembro, das 9h às 21h, de forma virtual, através de votação pelo sistema eletrônico digital Helios Voting. Estudantes e servidores podem votar. Entretanto, todos os eleitores aptos deverão cadastrar-se entre os dias 04 e 05 de novembro, conforme orientações que serão disponibilizadas na Lista Definitiva dos Votantes de cada segmento, a ser publicada em 1º de novembro.

Até às 13h do dia 13 de novembro, a Comissão Eleitoral Local do Campus Osório publicará o resultado preliminar do primeiro turno. A homologação do resultado será divulgada em 18 de novembro. Caso haja segundo turno, a votação ocorrerá em 26 de novembro e as etapas seguirão o cronograma estabelecido.

O processo de consulta para indicação do diretor(a)-geral pro tempore do Campus Osório é democrático, oportunizando que a comunidade do campus participe tanto da condução do processo quanto da escolha do seu representante. Foi deflagrado pelo Conselho Superior do IFRS (Consup) por meio da Resolução CONSUP nº 041, de 24 de setembro de 2024 e é conduzido pela Comissão Eleitoral Local do Campus Osório, aprovada pelo Conselho de Campus do Campus Osório (Concampo) conforme a Resolução nº 29, de 10 de outubro de 2024.

* a expressão latina pro tempore significa “por enquanto” ou “temporariamente” e seu uso, neste caso de diretor(a)-geral pro tempore, refere-se ao fato de que o eleito cumprirá o período remanescente do mandato de seu antecessor, que renunciou o cargo, ou seja, até fevereiro de 2028.