Inclusão e afetividade em movimento: ações que conectam Síntese da 6ª Gincana do IFRS Campus Osório

A 6ª Gincana Esportiva e Cultural do Campus Osório do IFRS foi uma atividade que envolveu a comunidade acadêmica do campus durante 10 dias. Marcada por datas de extrema importância para o IFRS iniciou no dia do aniversário do campus, 02 de agosto, finalizando no Dia do Estudante, 11 de agosto.

Tendo como lema “inclusão e afetividade em movimento: ações que conectam” envolveu atividades culturais, esportivas e filantrópicas conduzindo as equipes formadas por estudantes, servidores e terceirizados a pensarem coletivamente e de forma lúdica.

Organizada e executada por uma comissão formada por professores e técnicos administrativos, a gincana foi disputada por quatro grandes equipes que, através de sua união, diversidade e criatividade, marcaram os espaços com sua alegria promovendo a integração e mobilização.

O coordenador geral, professor Marlon Silva, avalia que o sucesso da gincana vai além da alegria e euforia das equipes. Está relacionado, principalmente, com o fato de ser um evento que evidencia a diversidade cultural que nos possibilita aprender cotidianamente que a beleza da vida está na diferença, na variedade, na possibilidade do novo, e não na adesão acrítica a um padrão monolítico, no qual não há lugar para todos.

E, nesse sentido, talvez a aprendizagem mais significativa da gincana ocorreu após o seu término. Especificamente, no dia 17 de agosto, quando os líderes de cada equipe juntamente com seus mascotes entregaram mais de 700kg de tampas e lacres recicláveis para o Heitor Wallauer Brandão (de um ano e 1 mês) que necessita de uma cirurgia devido a uma má formação na orelha direita; e entregaram mais de 2 toneladas de alimentos e mais de 1700 pares de meia à Secretaria de Assistência Social de Osório. Em suma, fazendo valer o lema a gincana para além-muros da instituição.

Confira as equipes:

@Equipe Verde