Campus Osório tem duas estudantes premiadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Estudantes premiadas pela SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou nesta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, os destaque da 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Entre os nomes, estão duas estudantes do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Esta edição premia a categoria “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Camily Pereira dos Santos foi a vencedora na categoria Ensino Médio e Amanda Ribeiro Machado recebeu menção honrosa. As duas estudantes foram orientadas pela professora Flavia Twardowski.

Ao todo, foram nove vencedoras escolhidas pela comissão julgadora, sendo três do Ensino Médio e seis da Graduação, e concedidas nove menções honrosas, três do Ensino Médio e seis da Graduação. Camily Pereira dos Santos, estudante do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio foi reconhecida pelo trabalho “Desenvolvimento de material biodegradável para absorventes femininos”.

Já Amanda Ribeiro Machado, do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio, recebeu a honraria pelo projeto “Desenvolvimento de celulose bacteriana a partir dos resíduos do processamento da uva”.

A cerimônia de entrega será no dia 10 de fevereiro, em São Paulo, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, às 15h. A data escolhida é em comemoração ao “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, instituído pela Unesco.

As premiadas participarão de visita guiada ao Museu do Ipiranga, da cerimônia de premiação em São Paulo, da 75ª Reunião Anual, em Curitiba, com despesas subsidiadas, e receberão troféus. As menções honrosas ganharão troféus. Todas as finalistas receberão certificados, como forma de reconhecimento.

Sobre o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

A premiação recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do país. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdividida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde, Engenharias, Exatas e Ciências da Terra e Humanidades.

> Saiba mais no site da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência