Institucional
IFRS se prepara para o Recredenciamento Institucional
O processo deve comprovar a qualidade da educação superior ofertada e a conformidade com as diretrizes e normas dos órgãos reguladores
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está se preparando para dois recredenciamentos: o institucional e o da Educação a Distância (EaD). Neste ano de 2025, a instituição deve receber a visita da Comissão Externa de Avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), que fará a análise das informações institucionais.
O recredenciamento é a renovação do ato que autoriza o funcionamento de uma instituição que oferta ensino superior. Essas autorizações são emitidas pelo MEC e precisam ser renovadas periodicamente, como forma de confirmar que as instituições continuam seguindo critérios que vão garantir a qualidade do ensino.
No processo, são avaliados 50 indicadores de dez diferentes dimensões. As dimensões são: missão e plano de desenvolvimento institucional (PDI); política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; responsabilidade social da instituição; comunicação com a sociedade; políticas de pessoal; organização e gestão da instituição; infraestrutura física; planejamento e avaliação; políticas de atendimento aos estudantes; e sustentabilidade financeira.
Após a avaliação, é gerado um conceito que vai até 5. O IFRS conquistou conceito 4 na última avaliação para o recredenciamento institucional (em 2016) e também na da EaD (em 2017), cada um válido por oito anos.
A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) é o setor responsável por coordenar o processo de recredenciamento na instituição. Acesse o site recredenciamento.ifrs.edu.br para acompanhar o processo e confira mais informações a seguir, na entrevista com o procurador educacional institucional e chefe do Departamento de Avaliação Institucional, Fernando Ortolan.
- Como o IFRS está se preparando para o recredenciamento?
Em 2024, constituímos dois Grupos de Trabalho (GTs): um responsável pelo Recredenciamento Institucional e outro pelo Recredenciamento da EaD, os quais atuam de forma colaborativa. No âmbito dos GTs, são realizadas reuniões mensais a fim de organizarmos as atividades e o encaminhamento das demandas específicas para os representantes das prós-reitorias nos GTs. O processo ocorre em três etapas: preenchimento do Formulário Eletrônico 1 de recredenciamento, cuja base documental é o nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); preenchimento do Formulário Eletrônico 2, com coleta documental relacionada aos 50 indicadores do instrumento de avaliação; e visita virtual in loco.
- Atualmente, em que estágio estamos? E qual virá a seguir?
Estamos aguardando a abertura do Formulário 1, cujo texto está concluído. Após o seu preenchimento no Sistema e-MEC, é emitido um despacho pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), podendo ser satisfatório, parcialmente satisfatório ou insatisfatório.
Em seguida, entramos na fase de avaliação, quando o Inep disponibilizará o preenchimento do Formulário 2, contendo 50 indicadores distribuídos em 5 eixos: eixo 1- planejamento e avaliação institucional (peso 10); eixo 2 – desenvolvimento Institucional (peso 30); eixo 3 – políticas acadêmicas (peso 10); eixo 4 – políticas de gestão (peso 20) e eixo 5 – infraestrutura (peso 30).
Atualmente, estamos trabalhando na finalização da coleta documental e iniciando a elaboração dos textos do Formulário 2. Posteriormente ao preenchimento do Formulário 2, é agendada a visita virtual in loco para avaliar a veracidade das informações prestadas. No momento da visita, além da verificação da infraestrutura, são realizadas reuniões com gestores, docentes, técnicos, discentes e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA).
- Quais as principais mudanças em relação ao processo de recredenciamento anterior?
Este processo será no formato virtual (todas as reuniões e a visita in loco ocorrem pela plataforma Microsoft Teams). Esse modelo é idêntico ao adotado nas avaliações in loco de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação.
- Para quando é estimada a avaliação in loco?
Provavelmente ocorrerá no final de 2025 ou em 2026, conforme cronograma do Inep/MEC.
- Após o processo, em quanto tempo é emitido o conceito? E o que isso significa para a comunidade acadêmica do IFRS?
Não tem um prazo fixo para essa divulgação. O conceito varia de 1 a 5 e assegura que a instituição continue atendendo aos padrões de qualidade exigidos, promovendo uma educação superior de excelência. Por meio do recredenciamento, a instituição demonstra seu compromisso com a melhoria contínua, a inovação e a responsabilidade social, garantindo sua contribuição efetiva para o desenvolvimento educacional e científico do país.
Enfim, devemos demonstrar a nossa evolução e qualidade institucional, desde 2017, através de evidências, comprovando a capacidade de oferecer uma educação de qualidade, em conformidade com as diretrizes e normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.
- Qual é o papel dos gestores das diferentes unidades nesse processo?
Na mobilização, em especial na coleta de documentos realizada e na divulgação da importância do processo para o IFRS. Temos que contar com apoio de todos os campi. Tivemos reuniões com todos os comitês e uma fala de mobilização no Colégio de Dirigentes (composto pelos gestores das diferentes unidades). Embora grande parte dos documentos estejam coletados, pretendemos divulgar ainda mais o processo, em especial entre os estudantes e servidores que não tiveram envolvimento direto até o momento.
- Qual é o papel dos servidores nesse processo?
É fundamental a colaboração de toda a comunidade acadêmica, pois o IFRS será avaliado em todas as suas dimensões: ensino; pesquisa; extensão; infraestrutura física, tecnológica e de acessibilidade; processos de avaliação institucional; políticas de gestão e acadêmicas; qualificação do corpo docente.
Muitos setores atuaram diretamente na coleta de documentos. No momento da visita in loco, teremos reuniões específicas com técnicos administrativos, docentes e membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). É importante ter uma representação de cada campus e que todos conheçam o processo, saibam o que representa cada etapa e estejam preparados para as reuniões.
Neste mês de maio, todos os docentes receberão um questionário para o processo de recredenciamento, o qual deverão preencher.
- Qual é o papel dos estudantes nesse processo?
Saber o que é o recredenciamento e a importância do mesmo para a sua qualificação. Da mesma forma que os servidores, representantes dos estudantes de cursos de graduação participarão de reunião específica no momento da visita in loco. É importante que conheçam as nossas políticas, processo de autoavaliação, cursos, avaliação externa e processos de ensino, pesquisa e extensão.
- Como a comunidade acadêmica pode saber mais, contribuir ou acompanhar
o processo?
A construção do site do recredenciamento foi importante. Nesse espaço, serão centralizadas as informações e haverá outras divulgações pontuais, especialmente em cada etapa do processo. Teremos, também, um evento do recredenciamento institucional destinado à comunidade acadêmica. Além disso, a Prodi está à disposição para que a comunidade possa entrar em contato.