Início do conteúdo

IFRS participa da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica


Evento Mec Educação Profissional e Tecnológica

O Ministério da Educação vai realizar a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica de 23 a 25 de setembro de 2021, com atividades em Brasília e algumas transmitidas pelo YouTube. O evento marca os 112 anos do ensino profissional no país, com o lançamento de ações na área da Educação Profissional e Tecnológica, dentro do programa Novos Caminhos. Entre as apresentações previstas estão uma plataforma EaD desenvolvida pelo IFRS e a exibição de vídeos de projetos de extensão e pesquisa, inclusive do Campus Osório.

A cerimônia de abertura será às 14h desta quinta-feira, 23 de setembro, e contará com o anúncio de 14 projetos com foco em gestão e resultados, articulação e fortalecimento e inovação e empreendedorismo. Terá como tema Educação Profissional e Tecnológica: um caminho para o futuro.

Entre os projetos a serem anunciados está a Plataforma Aprenda Mais, que foi desenvolvida pelo IFRS, em projeto coordenado pela Coordenadoria de Educação a Distância (EaD). O lançamento específico da plataforma está previsto para ocorrer na sexta-feira, dia 24 de setembro, às 14h40min, em Brasília. O IFRS foi selecionado pelo MEC para o desenvolvimento da iniciativa, que vai congregar, em uma mesma plataforma, cursos a distância de qualificação profissional ofertados por diferentes instituições da Rede Federal. Todos os cursos serão gratuitos e abertos a qualquer interessado.

Serão apresentados também os seguintes projetos: Re-Saber, Monitor de Profissões, Curso de Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica, Mapa de Demandas 2.0, Qualifica Mais EnergIF, Qualifica Mais Emprega Mais, Curso de Docência para a Educação Profissional e Tecnológica, Anuário Estatístico da Educação Profissional e Tecnológica, Painel de Fomento da Educação Profissional e Tecnológica, Projeto para o Desenvolvimento de Indicação Geográfica (IG), Oficinas 4.0, InTechChallenge, Projeto IF+Empreendedor.

 

Exposição da Educação Profissional e Tecnológica

A primeira exposição da Educação Profissional e Tecnológica será realizada nos 3 dias de evento, das 14h às 18h, no dia 23 de setembro, e das 10h às 18h, nos dias 24 e 25 de setembro. A exposição terá a apresentação presencial e virtual de projetos, pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelas instituições que compõem Rede Federal e os Sistemas Nacionais de Aprendizagem.

O IFRS enviou vídeos dos projetos de extensão Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo (Campus Sertão) e EcoViamão (Campus Viamão) e dos projetos de pesquisa Utilização de resíduos industriais no desenvolvimento de materiais para absorventes higiênicos (Campus Osório) e Projeto Fidere (Campus Osório).

 

> Acesse a programação do evento

> Confira a Lei nº 14.139, de 16 de abril de 2021, que institui 23 de setembro como o dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

 

Texto Comunicação IFRS – elaborado com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da SETEC

Fim do conteúdo