IFRS e FURG desenvolvem aplicativo para previsão de evolução da Covid-19

Pesquisadores do IFRS e da FURG desenvolveram um simulador que pode ser usado para análise e previsão da evolução da epidemia de Covid-19. Com ele, os usuários podem realizar simulações específicas, a partir de parâmetros da cidade ou região de interesse, inseridos na interface gráfica do software. O resultado da simulação é apresentado na forma de diversos tipos de gráficos. Tanto os gráficos quanto os dados gerados podem ser salvos em diferentes formatos de arquivos.

software permite ainda simular situações de controle epidêmico: o usuário pode informar a limitação de circulação imposta como variável de controle e observar o desempenho relativo às atenuações das curvas de evolução epidêmica. A interface do simulador pode ser vista na imagem a seguir.

O modelo dinâmico que serve de base para a realização das simulações, desenvolvido pelos professores Sebastião Gomes e Igor Monteiro, do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande (Imef – Furg), possui estrutura simples, e foi adaptado para se aproximar mais da realidade epidêmica atual. A mais importante adaptação foi para incluir a limitação de circulação de pessoas nas equações do modelo, limitação essa que tem sido a principal medida adotada para o controle epidêmico, tanto no Brasil quanto em diversas regiões do planeta.

software foi desenvolvido pelo professor Carlos Rocha, do Campus Rio Grande do IFRS, e pelo professor Sebastião Gomes (Imef-Furg). O desenvolvimento implementou o modelo dinâmico utilizando ferramentas livres e multiplataforma baseadas na linguagem Python, como Numpy, Scipy, Pandas e Matplotlib. Embora o seu núcleo seja formado por complexas ferramentas matemáticas, o simulador tem uma interface projetada para facilitar o uso por qualquer pessoa, sem necessidade de conhecimentos em matemática ou computação. Além disso, um painel de ajuda fornece esclarecimentos sobre quais são os dados a serem informados para a simulação ser executada.

A primeira versão disponibilizada, ainda em fase de testes, é voltada para usuários do sistema Windows. Versões para usuários Linux e até smartphones Android estão em finalização, e serão disponibilizadas em breve. O download está disponível no espaço covid-19 da página do Imef-Furg e na página do Campus Rio Grande do IFRS, nos links

Os autores esclarecem que qualquer modelo dinâmico está sujeito a erros paramétricos e estruturais que podem distanciar suas previsões da realidade do fenômeno que tenta reproduzir. Os erros serão mais significativos principalmente se, na interface gráfica do simulador, os parâmetros do modelo forem mal informados.

Segundo os autores, o modelo dinâmico usado no simulador apresentou bons resultados quando confrontado a dados reais de diversas localidades do planeta. Os comportamentos médios em termos de respostas temporais da dinâmica epidêmica costumam ser mantidos em simulação, principalmente se os parâmetros informados pelo usuário estiverem corretos. Em síntese, se os parâmetros forem informados corretamente, o simulador pode dar uma primeira noção sobre a evolução epidêmica para tempos futuros, que poderia servir apenas como uma parte de um estudo mais aprofundado e específico sobre a epidemia na cidade ou região de interesse do usuário.

Texto e imagens: site do Campus Rio Grande do IFRS