IFMUNdi recebe inscrições até 15 de setembro

Inscriçõesabertas para o IFMUNdi

Estudantes do 9º ano, ensino médio, gap year (ano sabático) ou do 1° ano do ensino superior de todo o país podem se inscrever até quarta-feira, 15 de setembro de 2021, para participar do Fórum Global ‘Cúpula do Milênio (parte 2)’, promovido pelo projeto de extensão IFMUNdi, que está em sua quinta edição.

A inscrição é feita por formulário online, que também está disponível na biografia da página do Instagram do IFMUNdi @ifmundi. No local também consta o edital de elegibilidade, com todas as regras de participação e orientações.

São oferecidas 60 vagas, sendo 46 reservadas para atuação como delegados e 14 para agências de comunicação. As inscrições homologadas serão publicados no dia 17 de setembro, e o link para a acesso ao evento enviado por e-mail.

O evento ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro de forma totalmente virtual e gratuita. Abordará a discussão de quatro, dos oito objetivos do milênio, definidos por consulta pública: acabar com a fome e a miséria; atingir o ensino básico universal; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; e qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Uma das novidades deste ano é a oficina formativa, que funcionará como prévia das simulações de debate do IFMUNdi, com o objetivo de familiarizar os participantes com os formatos do evento. Terá como temática uma das sagas mais conhecidas do mundo, ‘Harry Potter: Gabinete da Segunda Guerra Bruxa – Comensais da Morte vs. Ordem da Fênix’. Apesar de ser dedicado aos participantes inscritos no IFMUNdi, será aberto aos demais estudantes, que também já pode fazer inscrição por formulário online.

A ação é coordenada pela professora de sociologia do Campus Osório Roberta Neuhold e pelos discentes Giulia Marques Alves, Melissa Rios, Victor Lucena e Vitoria Pacheco. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou na página do Instagram @ifmundi.

Sobre o IFMUNdi

São atividades em que estudantes dos cursos técnicos integrados simulam sessões da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre temáticas que mobilizam diversos povos, como direitos humanos, infância, meio ambiente e trabalho. No evento, os alunos são eleitos delegados para simular a representação dos interesses de uma nação em órgãos como a Assembleia Geral, o Conselho de Direitos Humanos, o Conselho Econômico e Social e o Conselho de Segurança. Além disso, o IFMUNdi também proporciona interlocuções entre conceitos, práticas de negociação e diplomacia internacional.

Sobre a Cúpula do Milênio

Foi realizada nos anos 2000, em Nova Iorque. Nela foi aprovada a Declaração do Milênio, documento que reflete as preocupações e os compromissos adotados pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Com a Declaração, as nações se comprometeram a uma nova parceria global para cumprir oito objetivos, entre eles o de erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal e promover a igualdade de gênero. O prazo estabelecido para o cumprimento desses objetivos, que ficaram conhecidos como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), era 2015.