IFMUNdi realiza simulação remota e aberta para estudantes externos

Dois dias de encontros no IFMUNdi

Durante dois dias, em 10 e 11 de dezembro, o projeto do Campus Osório IFMUNdi estimulou estudantes do ensino médio a pensar e a  debater quatro, dos oito ‘Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs)’ – temas que foram destaque na Cúpula do Milênio, evento organizado pela Organização das Nações Unidas no ano 2000. Erradicação da fome e da miséria; igualdade entre gêneros e empoderamento das mulheres; respeito ao ambiente; e combate a AIDS, malária e outras doenças foram os assuntos revisitados, sobre os quais os jovens elaboraram metas e indicadores visando o desenvolvimento do novo milênio.

Em sua 4ª edição, contou com duas novidades: o formato totalmente remoto e a participação de 14 estudantes externos ao campus, dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Os alunos representaram os Estados membros da ONU (Afeganistão, Alemanha, Austrália, Argentina, Brasil, China, Cuba, Gana, Israel, Japão, Estados Unidos, Irã, Índia, França, Rússia, Reino Unido, Zimbábue e Canadá) e dois jornais, um nacional – a Folha de São Paulo – e outro internacional – a Al Jazeera.

A professora Roberta dos Reis Neuhold, coordenadora da ação, se diz realizada, enquanto docente de Sociologia, ao acompanhar os alunos nas simulações e observá-los mobilizando os conceitos estudados em aula para construir e desconstruir argumentos. “Eles criam pontes entre a teoria e a prática de forma muito habilidosa, ao mesmo tempo em que apresentam propostas, negociam, concordam e discordam do outro de forma democrática. É um precioso exercício de cidadania”, conclui.

O projeto, desenvolvido desde 2017, é inspirado nos Modelos das Nações Unidas (MUNs). Nele, estudantes do ensino médio participam de exercícios de simulação de sessões, comitês, conferências e assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Senado Federal. Como preparação, os inscritos e bolsistas fizeram parte de uma roda de conversa sobre “Direitos Humanos e a Formação da ONU” com a professora doutora em Relações Internacionais Marina Sanches.

A próxima simulação será sobre um evento histórico do Congresso Nacional, marco da democracia brasileira. Acontecerá em fevereiro de 2021. As inscrições começam no final de janeiro, também abertas para estudantes de ensino médio de qualquer instituição de ensino