Feira de Empresas Simuladas: Empreendimentos do campus superam expectativas de vendas

Os estudantes do último semestre do curso Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio provaram que entenderam bem os conteúdos de sala de aula. As vendas realizadas na Feira de Empresa Simulada, nas noites de 17, 18 e 19 de junho, superaram as expectativas dos três empreendimentos criados com o objetivo de aliar os conhecimentos técnico-teóricos com a prática. Uma das empresas obteve lucro de 60% sobre o capital investido e só não vendeu mais porque a mercadoria acabou.

“Sobraram apenas 10 chaveiros, de um total de 230 itens que produzimos para a atividade”, conta Giovana Teixeira, presidente da SUB.ART – empresa estudantil que comercializou produtos com a logomarca do Campus Osório. O lucro com a venda dos bottons, canecas, copos e chaveiros totalizou R$ 1.970,00.

A Linha Fina também encerrou seu estoque durante a feira, comercializando 12 porta-celulares e 12 niqueleiras. O lucro obtido foi de R$ 185,00 reais.

empresa Docinho das Gurias comercializou 125 caixinhas de doces, contendo três opções gourmet e um brigadeiro tradicional. As empresárias atribuíram a ótima aceitação do produto pelo público por aliarem preço acessível e qualidade. O lucro obtido foi de R$ 147,50, já descontados investimentos, impostos, encargos sociais, aluguel, salários e comissão.

A atividade Empresa Simulada tem a gestão dos docentes João Paulo Agostini, Gisele Hidalgo, Márcio Telles e Roberto Saouaya. Por ser uma disciplina do curso, possibilita aos estudantes imergir na prática da gestão de um negócio durante todo o semestre. Para o professor João Paulo Agostini, a feira é o ápice da atividade: “Recebemos um público de mais de 270 pessoas. É nesse momento de interação com o público que é testada a aceitação do produto que eles desenvolveram com base nos conceitos de marketing, finanças, gestão de estoque, gestão de pessoas, produção entre outros”, explica.

Os estudantes envolvidos na atividade definem como muito satisfatória a experiência prática de gerir uma empresa, atuando desde a concepção dos produtos que serão oferecidos ao público até o momento das vendas. O sucesso dos três empreendimentos estudantis foram medidos pelo lucro, que será dividido entre os acionistas, garantido benefícios econômicos que vão além dos investimentos iniciais.