Estudantes são premiadas em feira científica com primeiro e quarto lugares e credencial para a Turquia

Três projetos do Campus Osório foram apresentados na 10º Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, realizada de 5 a 9 de outubro de 2020 de forma virtual. Dois conquistaram premiações: um com o primeiro lugar e o outro com a quarta colocação e credencial para evento científico na Turquia no ano que vem.

Com a pesquisa ‘Atividade antifúngica dos extratos de Allium sativum sobre os fungos causadores das sigatokas’, a estudante Amanda de Lorenzi Borges garantiu o primeiro lugar na área de Ciências Agrárias. O trabalho busca desenvolver uma alternativa natural para o controle das Sigatokas – doenças fúngicas foliares comuns nas bananeiras – através da produção de extratos aquosos in natura a base de alho. A orientação é da professora Flávia Twardowski.

Já a jovem pesquisadora Laura Nedel Drebes ficou com o quarto lugar também na área de Ciências Agrárias. Além disso, ganhou credenciamento para a ‘Wifa Expo Sciences Turkey 2021’. O trabalho ‘Síntese de bioplástico a partir da farinha do sabugo de milho’ visa desenvolver biofilmes utilizando a farinha do sabugo de milho como uma alternativa para substituir os plásticos descartáveis convencionais. Também orientado pela professora Flávia Twardowski, conta com a coorientação do docente Cláudius Jardel Soares.

O outro projeto participante da FETEC MS foi da estudante Amanda Ribeiro, orientado pela professora Flávia Twardowski. Com o título ‘Desenvolvimento de polímero biodegradável a partir dos resíduos agroindustriais da uva’, a pesquisa busca produzir uma alternativa sustentável aos polímeros sintéticos, que causam danos ambientais, por meio dos resíduos agroindustriais da uva.