Ação do IFRS distribui cestas básicas a estudantes do nível médio

Devido à baixa renda de muitas famílias neste momento de pandemia, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) irá entregar mais de 2.500 cestas básicas a estudantes que se encontram em insegurança alimentar, mapeados pelos campi. Os kits adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar serão montados por diversas cooperativas gaúchas de agricultura familiar que participaram de uma chamada pública. Serão beneficiados os estudantes que recebiam merenda no espaço escolar, dos cursos de nível médio.

Os contatos com os estudantes e as entregas serão organizados pelos comitês locais. Cada cesta vai conter grãos, farinhas, frutas, legumes, vegetais e itens que possuem proteína. “Os kits respeitam as diversidades culturais e alimentares das produções locais conforme cada região do Estado onde o IFRS está situado. Também respeitam as questões de sazonalidade. Serão 30% de orgânicos no mínimo e com as plantas alimentícias não-convencionais presentes in natura ou enquanto composição dos produtos”, explica Neudy Alexandro Demichei, diretor de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino.

Os 82 estudantes do Campus Osório beneficiados, do nível médio dos grupos G1 e G2 da Assistência Estudantil,  deverão buscar seu kit na próxima semana, em dia a ser estipulado pela direção do campus, visto que alguns alimentos são perecíveis. > Importante: Os beneficiados receberam um e-mail do Comitê de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 do Campus Osório ([email protected]) com um link para um formulário e precisam respondê-lo até o final do dia desta terça-feira (21 de julho). As cestas serão fornecidas pela Cooperativa dos Produtores Orgânicos de Reforma Agrária de Viamão – Coperavi.