Alunas e professoras presentes em evento organizado pelo Nepgs em parceria com a Ufrgs

No dia 07 de novembro de 2019, foi realizado o evento ‘Gênero, Sexualidade e Educação: interlocuções com Trabalho e Carreira’, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Osório e pelo Observatório Internacional de Carreiras da Escola de Administração da Ufrgs. O encontro foi sediado nas dependências da universidade, em Porto Alegre.
Pela manhã, ocorreram as palestras ‘Violências de Gênero no ambiente de trabalho’, com a professora Jane Felipe de Souza, e ‘História da discussão de gênero e sexualidade na Educação’, com o professor Fernando Seffner.
A programação da tarde iniciou com a apresentação artística do grupo ‘Poetxs Vivos”, seguida de oficinas para compartilhamento de práticas relacionadas à temáticas do evento. No local também estava disponível um estande para a comercialização de livros relacionados ao tema do evento.
Os NEPGs e NAAFs do IFRS estiveram fortemente representados, com presença dos campi Osório, Porto Alegre, Restinga, Sertão, Reitoria, Farroupilha, Alvorada e Caxias do Sul. Os Núcleos de Gênero e Diversidade Sexual (NUGEDs) do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) também estiveram presentes.
A professora Aline Mendonça Fraga, uma das organizadoras do evento, destaca a importância de eventos que integrem estudantes e pesquisadores do Estado: “Momentos como esse permitem que as práticas que já são realizadas pelas Instituições de Ensino sejam compartilhadas e replicadas. Além disso, conhecer quem realiza projetos de ensino, pesquisa e extensão em Gênero, Sexualidade e Trabalho nos ajuda a formar alianças para fortalecer as ações existentes e planejar ações futuras”.
A equipe organizadora, composta pelas professoras Catia Gemelli, Luciane Ferreira, Aline Fraga, Andrea Oltramari, Vanessa Prestes e pelo professor Sidinei Rocha de Oliveira, já pretende organizar uma segunda edição em 2020, seguindo as sugestões dos participantes.