Início do conteúdo

Estudantes do curso de Licenciatura em Letras vivenciam a prática docente em escola do município


Atividade inicial do Pibid Letras no Campus Osório

Atividade inicial do Pibid Letras no Campus Osório, em dezembro de 2024

Dezesseis futuros professores de Língua Portuguesa e Inglesa, estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Campus Osório, iniciaram as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Eles atuarão até o final de 2026 na Escola Estadual de Ensino Fundamental General Osório, com turmas de 8º e 9º anos do ensino fundamental, sob a supervisão das professoras Silvana Pires Silveira e Rovena Zapparoli Dal Ri. O PIBID oportuniza a inserção dos discentes de licenciatura no cotidiano de escolas públicas de educação básica, o que contribui para sua formação profissional e para o desenvolvimento de competências práticas e reflexivas experienciadas no cotidiano escolar.

O início do PIBID no Campus Osório foi marcado pela apresentação dos estudantes selecionados, dos objetivos e da estrutura do programa, pelas professoras coordenadoras Rafaela Fetzner Drey e Luciane Senna Ferreira, em 22 de novembro. Os licenciandos foram selecionados por edital da Pró-reitoria de Ensino do IFRS, que oferecia 192 vagas, em 12 campi . Durante o período de atuação, eles receberão uma bolsa de R$ 700,00 mensais, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na primeira semana de dezembro, os bolsistas realizaram uma visita à escola parceira para conhecer a estrutura, as dinâmicas de funcionamento, os espaços disponíveis e os diferentes elementos que compõem o ambiente escolar, acompanhados pelas professoras supervisoras. Essa imersão na realidade escolar é fundamental para que os futuros professores possam construir um vínculo com o ambiente e planejar suas atividades pedagógicas de forma integrada à realidade da escola.

Durante o verão, período de férias escolares, eles estarão realizando estudos de artigos teóricos conceituais e de documentos institucionais, como regimentos e projetos políticos-pedagógicos. Segundo as professoras coordenadoras, esse momento destaca a importância da observação atenta e da construção de um relacionamento com a comunidade escolar, bases fundamentais para o desenvolvimento das atividades do PIBID, uma iniciativa que visa aproximar as futuras professoras e futuros professores da prática docente desde o início de sua formação, visando, por meio de atividades pedagógicas, fortalecer a articulação entre teoria e prática, formando profissionais mais integrados e comprometidos com a educação básica.

Impacto social e fortalecimento da educação pública

Além de contribuir para a formação dos futuros professores, o PIBID também promove a troca de saberes entre o Campus Osório do Instituto Federal e a escola da comunidade, enriquecendo as práticas pedagógicas e incentivando inovações no ensino. O programa fortalece os laços institucionais com a comunidade, amplia o impacto social e reafirma o  compromisso com uma educação pública de qualidade.

Théo Petró, que é estudante egresso do ensino médio do Campus Osório, agora como bolsista do PIBID na disciplina de Lingua Portuguesa, pretende encarar a oportunidade como uma possibilidade de compartilhar seus conhecimentos sobre teatro e adquirir novos sobre docência: “Estar em sala de aula como docente é uma novidade que valorizo como um  pré-estágio, o que me dará mais segurança ao final do curso por todo o aprendizado que terei com as professoras envolvidas, que conhecem a fundo como funcionam as escolas públicas. Meu objetivo, com os planos de aula que estamos executando dentro do projeto, é utilizar a expressão corporal, a cena, mesclando com a literatura, para pensar em dinâmicas fora da caixa, que façam da sala de aula um local para construção, experimentação e quem sabe até de decisão do futuro”.

Atribuições dos bolsistas

Os pibidianos são orientados a realizar observações e registros do cotidiano da escola parceira do programa, podendo acompanhar as aulas do professor supervisor e atuar como docentes, a fim de vivenciar atividades didático-pedagógicas. Estão previstos também o estudo e a análise de Projetos Político Pedagógicos; a apuração de informações acerca dos contextos nos quais a escola está inserida, bem como a realização de entrevistas com estudantes, docentes e membros das equipes diretivas.

Outra estratégia do Programa é a realização de registros (diário de campo, fotografia, áudio e vídeo), a sistematização e a descrição das realidades com as quais os licenciandos estarão em contato, bem como a publicação e a discussão dos resultados. Conheça o site do Pibid IFRS.

 

Fim do conteúdo