Início do conteúdo

Estudantes do campus estão na Lista Forbes Under 30 2022


Estudantes do campus figuram na lista da Forbes

No dia em que os Institutos Federais completam 14 anos, o presente para o IFRS e, mais especificamente para o Campus Osório, veio no formato de reconhecimento. A divulgação da Lista Forbes Under 30 2022 traz as estudantes Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos entre os  jovens com até 30 anos que se destacaram em seus ramos de atuação.

Seus nomes figuram na categoria Terceiro setor e Empreendedorismo social pelo impacto do projeto de pesquisa “SustainPads”, no qual desenvolveram absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis, sob orientação da professora Flávia Twardowski.

A famosa lista da versão brasileira da revista estadunidense (que é a mais conceituada do mundo na área de negócios e economia) foi publicada nesta quinta-feira, 29 de dezembro de 2022. São seis jovens destaques em cada uma das 15 categorias: Arquitetura, Design e Urbanismo; Artes dramáticas; Artes plásticas e Literatura; Ciência e Educação; Esportes; Finanças; Gastronomia; Indústria e Empreendedorismo; Marketing e Publicidade; Moda; Música; Tecnologia e Inovação; Terceiro setor e Empreendedorismo social; Varejo e E-commerce; Web e E-sports.

Segundo a publicação, cada candidato foi avaliado segundo métricas e critérios objetivos e subjetivos, como faturamento, valor de mercado, aportes recebidos, alcance (número de clientes, de beneficiados ou de seguidores nas redes sociais, conforme a categoria), impacto (na respectiva cadeia ou na sociedade, conforme a categoria), criatividade, ineditismo, disrupção e relevância, entre outros.

A lista completa está na edição 104 da Forbes Brasil, versão digital, disponível nas lojas de aplicativos. A edição impressa será publicada em janeiro de 2023.

 

> Leia: Lista Forbes Under 30 2022: veja destaques das 15 categorias

 

Depoimentos emocionados

As estudantes e a professora orientadora resumiram o que significa para elas ser Forbes Under 30:

Laura Drebes“É algo inimaginável e indescritível. Acho que não existem palavras que possam descrever a emoção de viver isso, apenas é possível sentir. Essa conquista é muito mais do que eu poderia sonhar. É muito grandiosa e significativa. Hoje, finalizando o ano de 2022 eu posso afirmar que ele foi avassalador, em todos os sentidos. Fico feliz em ver os frutos que eu, minha amada amiga Camily e orientadora Flávia estamos colhendo. Por trás disso existe muito esforço e determinação. Feliz em ver os lugares que estamos levando a ciência feminina feita na educação básica. A valorização delas é a chave transformadora do mundo”. Laura Nedel Drebes, 19 anos.

 

 

Camily Pereira“Para mim é surreal. Nunca que eu ia me imaginar fazendo parte da Forbes Under 30. É uma mistura de sentimentos e uma honra poder representar a minha escola e a cidade de Osório através de um projeto tão importante e que eu amo tanto”. Camily Pereira dos Santos, 19 anos.

 

 

 

 

 

Flávia e CamilyFlávia e Laura“Receber a notícia que a dupla dinâmica Camily e Laura seriam Forbes Under 30 foi um presente por todo o trabalho iniciado ainda durante a pandemia e o reconhecimento de que a ciência na educação básica é possível. E não teria como ser menos inusitado a forma como ele veio até elas. A jornalista entrou em contato com Laura, que me perguntou se não era um trote. Foi através do LinkedIn que verifiquei que era verdade e disse: responde imediatamente Laura, porque é verdade! Me sinto muito feliz em poder ter sido escolhida pela Camily para orientá-la e por ter tido o insight de chamar a Laura para se juntar à pesquisa. As gurias são a representação de como a diversidade, o respeito, a determinação e a resiliência, quando na dose certa, geram resultados inimagináveis”. Flávia Twardowski.

 

 

Projeto é notícia na Forbes

No início de dezembro, a premiação obtida pela dupla no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo foi tema de reportagem na Forbes Mulher. A coroação internacional do projeto de pesquisa “SustainPads”, que já conquistou mais de 30 premiações, rendeu o Prêmio de Excelência na grande final realizada na Suécia, em 30 agosto de 2022.

O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual. Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais da região do litoral norte). Do resíduos da indústria nutracêutica (de cápsulas de medicamentos), as estudantes criaram um biofilme que envolve a parte interna do absorvente e é colocado dentro de invólucros feitos com sobras de tecido.

 

> Relembre a notícia: Destaque mundial: Projeto de absorventes sustentáveis conquista Prêmio de Excelência na Suécia

Fim do conteúdo