Estudantes apresentam projetos no 18º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT)

Grupo participou do evento em São Paulo

Entre os dias 05 e 09 de setembro de 2022, o IFRS – Campus Osório esteve representado no 18.º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (SNHCT), evento realizado na USP (São Paulo) e organizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência.

As estudantes do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio Amábile Quadros da Rosa (bolsista PIBIC-EM CNPq) e Maria Virgínia Guimarães (bolsista fomento interno) e Felipe Chiamulera (bolsista externo Fapergs) apresentaram trabalhos relativos aos projetos de pesquisa de História da Informática e de Digitalização de obras raras de História da Saúde.

O grupo foi acompanhado pelo coordenador dos projetos e diretor de Pesquisa do Campus Osório, Marcelo Vianna, contando apoio financeiro do IFRS à apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos no âmbito da Pesquisa e Inovação. Na ocasião do evento também foi lançado um dos resultados da pesquisa, o livro História da Informática na América Latina: Reflexões e Experiências, obra que reuniu importantes referências da área.

Sociedade Brasileira de História da Ciência, criada em 1983, cumpre um importante papel na institucionalização da História da Ciência no país, e o seminário nacional é realizado a cada dois anos. O Campus Osório, ao representar o IFRS, buscou contribuir para a construção de um conhecimento histórico crítico da ciência e das tecnologias em diálogo com a missão e valores institucionais dos institutos federais em prol de uma educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade.