Estudante está nos EUA para o Programa Jovens Embaixadores

Camily Pereira dos Santos está no Jovens Embaixadores 2022

A estudante Camily Pereira dos Santos, do 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório, está em solo americano participando do Programa Jovens Embaixadores 2022. Ela integra o grupo de 50 estudantes do país da rede pública de ensino selecionados para o intercâmbio nos Estados Unidos.

Sua seleção envolveu o impacto social provocado pelo projeto “Sustainpads”, no qual desenvolveu com Laura Nedel Drebes absorventes femininos ecológicos e acessíveis economicamente. A orientação é da professora Flávia Twardowski.

Feito a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira, envolvidos com um biofilme produzido com resíduos da indústria nutracêutica, o absorvente de baixo custo (R$ 0,02 em média) contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual ao mesmo tempo que reduz a poluição ambiental.

O programa iniciou-se em 27 de junho com a ida dos jovens para São Paulo para participar de atividades de orientação e entrevistas para obtenção do visto. No período de 2 a 6 de julho, a estada foi em Washington (EUA), com passeios guiados a pontos histórico-culturais e a celebração da Independência dos Estados Unidos, em 4 de julho.

Grupo conta com 50 estudantes da rede pública do país

A programação segue com participação em projetos de impacto social, em palestras e oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitação a escolas da região e apresentações sobre o Brasil. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos por diferentes estados americanos, morando com uma família de lá, conhecendo a cidade e participando de atividades locais. O retorno para o Brasil está marcado para o dia 16. Até 18 de julho, ficam em São Paulo para avaliação do programa.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores

A iniciativa que leva estudantes de ensino médio da rede pública de ensino do Brasil para um intercâmbio nos EUA completa 20 anos. Desde sua criação, 690 jovens brasileiros participaram do programa.

A seleção de 2022 contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. Entre os critérios de seleção estão perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, conhecimento em inglês e engajamento em ações de impacto e empreendedorismo social.

O programa é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e conta com o apoio de parceiros dos setores público e privado.

> Leia também: Estudante é aprovada em seleção nacional para participar do Programa Jovens Embaixadores, nos EUA