Estudante é premiada em evento nacional

Premiação estudante SBHC

Com o trabalho ‘Venha dominá-lo: representações da linguagem BASIC nas primeiras publicações brasileiras de microinformática’, a estudante Sarah Lima Jaeger, do 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio recebeu uma das menções honrosas do Prêmio da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) de Iniciação Científica 2020, durante o 17º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia (17 SNHCT).

O evento, organizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ocorreu virtualmente de 23 e 27 de novembro de 2020 e concedeu quatro premiações, sendo um destaque e três menções honrosas. O trabalho, único de Ensino Médio premiado, foi apresentado no formato pôster e em vídeo. Procurou analisar as possibilidades de aprendizagem e de usos da linguagem BASIC em microcomputadores nos anos 1980, oportunizando conhecer como determinadas tecnologias podiam ser interpretadas e incorporadas pela sociedade da época.

A pesquisa foi desenvolvida dentro do projeto de iniciação científica ‘O computador em debate: visões da Imprensa sobre Informática e sociedade brasileira’, por meio de bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio, (Pibic-EM), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Sociedade Brasileira de História da Ciência, criada em 1983, cumpre um importante papel na institucionalização da História da Ciência no país, e o seminário nacional é realizado a cada dois anos.