Estudante do IFRS desenvolve jogos eletrônicos e é homenageado na Câmara de Vereadores de Osório

O gosto e a habilidade com o computador fizeram com que o acadêmico Eduardo Pagliarini se destacasse como modelo de superação. Ele criou dois games e também um site com informações sobre os jogos desenvolvidos por ele.

O estudante Eduardo Pagliarini, do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), recebeu uma homenagem da Câmara de Vereadores de Osório. A honraria, denominada Outorga de votos de congratulações, é concedida como reconhecimento a alguém em virtude de alguma conquista. Eduardo foi homenageado pelo exemplo de superação, ao enfrentar as limitações causadas por uma doença rara (síndrome de Fahr) e buscar a formação no curso superior. A solenidade ocorreu no final de outubro.

Confira a matéria no site da Câmara de Vereadores

Sobre o estudante

Eduardo está no segundo semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Devido à doença, ele perdeu a mobilidade dos braços e mãos e tem dificuldades para locomoção. Nas aulas ele se destaca pela habilidade com os dedos dos pés no uso do teclado e mouse e durante as partidas de videogame.

Segundo o acadêmico, o gosto por tecnologia surgiu em 2011, quando ganhou seu primeiro computador. Ele ainda comenta gostar muito de videogames. E explica que fez o processo seletivo para ingressar no IFRS para desafiar-se, descansar a mente, mudar os ares e socializar.

O projeto final de uma disciplina fez com que ele criasse dois jogos e um site explicando como jogar. Segundo o estudante, é uma personalização do jogo de navegador dos dinossauros (aquele que aparece quando fica sem internet), e o outro é o jogo da velha. Futuramente, o estudante pretende trabalhar com criação de jogos.

Foto:  Adriana Davoglio – Câmara de Vereadores – recebendo honraria