Estudante do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) desenvolve software para ensinar conceitos de programação para estudantes da educação básica

O Software Espaço Lógico, desenvolvido no Campus Osório, recebeu o certificado de  registro e agora pode entrar em nova fase de transferências para pessoas/instituições que tenham interesse em usar/licenciar o produto.

O Espaço Lógico é uma plataforma web desenvolvida como projeto de conclusão de curso por Lucas Pinheiro Alves, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), sob a orientação da professora doutora Aline Silva De Bona. Seu objetivo principal é proporcionar uma forma envolvente e lúdica de ensinar conceitos fundamentais de programação a estudantes da educação básica. Através de uma série de fases desafiadoras. Os alunos são incentivados a criar algoritmos representados por fluxogramas, os quais são utilizados para manipular e pintar elementos em uma matriz. Além disso, a plataforma oferece aos professores a possibilidade de baixar os desafios das fases em formato PDF, permitindo sua utilização em atividades desplugadas na sala de aula.

A inspiração para este projeto surgiu das experiências do autor durante sua atuação como bolsista e posteriormente como voluntário no projeto “(Des)pluga pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras”. Ficou evidente a importância de capacitar os indivíduos com noções de programação, considerando a imersão da sociedade nas tecnologias digitais atuais. Reconhecendo a necessidade de compreender o funcionamento desse mundo tecnológico, o autor realizou uma pesquisa em busca de trabalhos que ensinassem conceitos de programação através de fluxogramas e que possibilitasse aos professores o download das atividades para aplicação offline em suas aulas. Diante da escassez de resultados, concluiu-se que seria interessante desenvolver uma solução que preenchesse essa lacuna.

Adicionalmente, o conteúdo disponibilizado na aplicação está fundamentado na metodologia do pensamento computacional. Essa abordagem não se limita apenas aos cientistas da computação; ela utiliza conceitos fundamentais da ciência da computação que podem ser aplicados em diversas áreas, além de promover o letramento digital e a conscientização sobre as tecnologias digitais, preparando os usuários para enfrentar os desafios do mundo moderno de forma mais informada e capacitada.

Ao dar início à aplicação, o usuário é imerso em uma introdução que narra a história principal. Neste enredo, o jogador se vê incumbido da missão crucial de auxiliar uma civilização alienígena a desativar uma perigosa bomba implantada pelo vilão em seu planeta natal. Através de diversas fases com desafios lógicos, o usuário é desafiado a criar algoritmos por meio de fluxogramas, visando manipular elementos em uma matriz. Ao superar cada desafio, o jogador avança, até finalmente desarmar a bomba e garantir a segurança do planeta alienígena.

Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato com os desenvolvedores do software por e-mail: [email protected] ou [email protected] ou com a Direção de Extensão do Campus Osório.