Estudante do Campus Osório participa da seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astronáutica

A estudante Natália Euzébio, do primeiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração do Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande Sul (IFRS), foi selecionada para participar da prova presencial das Olimpíadas Internacionais de Astronomia e Astronáutica. Nesta semana, de 13 a 16 de março de 2023, ela está na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A seleção presencial inclui prova de observação de Planetário e prova de prática do céu, nas quais os participantes precisam reconhecer constelações, posições e nomes das estrelas mais brilhantes e dos planetas a olho nu. Natália está acompanhada da professora de Física do Campus Osório Marla Heckler.
A estudante teve essa oportunidade porque,, durante o nono ano do ensino fundamental, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Mais de 1,8 milhão de alunos de 12.359 escolas participaram da OBA, sendo 50,1% meninas. Apenas 210 foram selecionados para a etapa presencial atual.
Participar da OBA permitiu à Natália conhecer e estudar temas de astronomia, ciências e afins. Além disso, as seletivas presenciais são uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores, junto com outros jovens de todo país e, dessa forma, conhecer diferentes realidades, culturas e pesquisadores ligados à área, relata a Professora Marla.