2016
-
FLUXO CONTÍNUO
PROJETO |
COORDENADOR |
Ação Neabi: fica no IFRS! |
Maria Cristina Schefer |
Compreendendo a Matemática Básica |
Josias Neubert Savóis |
Desafio Financeiro: uma nova maneira de aprender finanças |
Roberto Saouaya |
Descomplica |
Claudius Jardel Soares |
Empresa Simulada: Experiência prática em Gestão e Negócios no Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração |
Catia Eli Gemelli |
I Semana de Letras: ensino de língua e literatura na contemporaneidade |
Rafaela Fetzner Drey |
Mostra Turística do Litoral Norte |
Jamile Cezar de Moraes
|
Mostra Turística do Rio Grande do Sul |
Jamile Cezar de Moraes |
Obmep Na Escola- Uma preparação para as Olimpíadas de Matemática |
Josias Neubert Savóis |
Oficina de Química |
Josiane Beatriz Preuss
|
Programação Divertida |
Marcelo Paravisi |
Semana Acadêmica Integrada do ADS, Lic em Matemática e TPG |
Aline Silva de Bona
|
-
PIBEN
PROJETO |
COORDENADOR |
‘Sujeitos de Direitos”: construção histórica dos Direitos humanos |
Kathlen Luana de Oliveira |
Direitos humanos: história, gênero e diversidades |
Kathlen Luana de Oliveira |
Encontros Preparatórios para as Olimpíadas de Filosofia 2016 |
Sergio Guiherme Santos Portella |
Ensino de linguagem de programação Java a partir da Lógica Proposicional: compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Osório e da Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz |
Sergio Guiherme Santos Portella |
Física na Idade Média |
Felipe de Araújo Carvalho |
Música no IFRS, campus Osório: Coral Jovem |
Agnes Schmeling |
Música no IFRS, campus Osório: Coral Jovem |
Agnes Schmeling |
Música no IFRS, campus Osório: Grupo Instrumental |
Agnes Schmeling |
Proposição de ações voluntárias como estratégia de ensino |
Catia Eli Gemelli |
>> Programação Divertida
Coordenador: Marcelo Paravisi
O aprendizado de programação demanda diversas habilidades e competências, dentre as quais se destacam a necessidade de combinar a capacidade de memorização com a abstração e o raciocínio lógico. Por essa razão, acreditamos, boa parte dos alunos dos 1ºs anos (em torno de 20%) tem apresentado dificuldade no aprendizado de programação. Com o intuito de auxiliar, principalmente, os alunos que apresentam dificuldades nesse aprendizado, bem como os alunos interessados no assunto, a proposta do presente curso é ofertar uma alternativa para o aprendizado de programação por meio do Scratch – ferramenta utilizada para ensinar programação de forma lúdica e intuitiva.
Público-alvo: Alunos do 1º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
>> Oficina de Química
Coordenadora: Josiane Beatriz Preuss
Em função da não contemplação de alguns conteúdos de Química que são pré-requisitos para outros e fazem parte dos PCNEM (Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio), no turno regular de aula, torna-se necessário seu estudo em horário extraclasse. Pensando nisso, essa oficina será realizada como estratégia para o ensino dos seguintes conteúdos: Radioatividade, Cinética Química, Equilíbrio Químico, Nomenclatura de Funções Orgânicas Oxigenadas e Nitrogenadas, Isomeria e Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos.
Público-alvo: Alunos dos cursos Técnicos em Administração e Informática Integrado ao Ensino Médio
>> Semana Acadêmica Integrada do ADS, Licenciatura em Matemática e TPG
Coordenadora: Aline Silva de Bona
Atualmente o conhecimento é construído, em parte, por compartilhamento. E a interatividade e novas metodologias para os espaços de aprendizagem proporcionam uma maior mobilização dos estudantes e consequentemente um despertar para a aprendizagem. O evento, que ocorrerá de 05 a 07 de maio de 2016, é necessário para integrar, diversificar e inovar as ideias além de teórica e práticas de sala de aula, tanto com os demais colegas de área quanto com os colegas de áreas a fins ou aplicáveis. Dessa forma, o evento visa proporcionar uma formação do estudante mais completa, preparada para o mercado de trabalho e desenvolver a percepção crítica e de escolha a todo momento na vida das pessoas.
Público-alvo: Alunos dos cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática e Tecnólogo em Processos Gerenciais.
>> Proposição de ações voluntárias como estratégia de ensino
Coordenadora: Catia Eli Gemelli
O projeto objetiva fomentar a prática do voluntariado como ação curricular e extracurricular, promovendo ações voluntárias que auxiliem no desenvolvimento de habilidades e competências importantes para a formação profissional dos estudantes do IFRS Campus Osório. Busca ainda atender as diretrizes dos Projetos Pedagógicos dos cursos que propõem o desenvolvimento pessoal e profissional do educando, buscando a formação de um agente capaz de interferir positivamente na sociedade.
Bolsistas: Julia da Rosa Dalpiás, Isabelle de Jesus Lemos, Natália de Matos Dariva e Débora Regina Simon dos Anjos
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado e dos cursos superiores
>> Música no IFRS, Campus Osório: Grupo Instrumental
Coordenadora: Agnes Schmeling
O Grupo Instrumental do IFRS – Campus Osório é uma ação complementar ao ensino médio integrado, propiciando aos alunos uma formação musical diversificada e de qualidade. É uma prática musical coletiva pela qual são desenvolvidas habilidades técnico- musicais, a preparação da performance e da socialização em grupo. Caracteriza-se pela participação de alunos do ensino médio e superior, que toquem algum instrumento musical independente das habilidades musicais pré-desenvolvidas, que tenham vontade e disponibilidade em participar da atividade. O repertório é composto por estilos musicais diversos e os encontros/aulas ocorrem todas as terças e quartas-feiras, das 12h às 13:30h., no período de maio a dezembro de 2016
Bolsista: Gabriela Hahn Pedroso
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado e dos cursos superiores
>> Música no IFRS, campus Osório: Coral Jovem
Coordenadora: Agnes Schmeling
O Coral Jovem do IFRS – Campus Osório é uma ação complementar ao ensino médio integrado, propiciando aos alunos uma formação musical diversificada e de qualidade. Caracteriza-se pela participação de qualquer aluno do ensino médio, que tenha vontade e disponibilidade em participar da atividade; é uma prática musical coletiva pela qual são desenvolvidos habilidades técnico-expressivas do canto coral, da performance coral e da socialização em grupo. O repertório desenvolvido é composto por estilos musicais diversos, do uníssono a três vozes. Os encontros ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 12h às 13:30h, de maio a dezembro de 2016.
Bolsistas: Dayara de Souza Franco, Mariéli Ester Lapinski, Daiene Priscila A.Gonçalves e Larissa Leffa Fernandes
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
>> Física na Idade Média
Coordenador: Felipe de Araújo Carvalho
O presente projeto tem por objetivo apresentar proposta de atividade de Ensino, que trata sobre o uso da história e a epistemologia da ciência para o estudo de importante e extenso conteúdo pertinente à Física: os movimentos. Partindo da concepção sobre a estrutura do cosmos e a explicação dos movimentos como proposto por Aristóteles, defendemos a realização de um acompanhamento histórico da evolução dos conceitos pertinentes por período de cerca de 2000 anos, até a ascensão de nova compreensão, de acordo com as ideias de Copérnico, Galileu, Descartes e Newton. Além da inovação no que se refere à abordagem do tema, apresentamos nova metodologia de ensino, denominada “Ensino sob Medida”, voltada a fomentar um aprendizado mais ativo e que permite maior precisão no tratamento das dúvidas dos estudantes. Tal proposta está em consonância com recomendações presentes na literatura internacional referente ao ensino de ciências e com os documentos oficiais nacionais, balizares para a educação brasileira.
Bolsistas: Isadora Rosa Dias; João Vítor Motti da Silva
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado
>> Direitos humanos: história, gênero e diversidades
Coordenador: Kathlen Luana de Oliveira
O projeto “Direitos humanos: história, gênero e diversidades” consiste em ações pedagógicas que almejam debater e oportunizar aprendizagens que incidem na consciência de direitos e na compreensão de violências, violações existentes no cenário brasileiro. No primeiro momento, parte da construção história de direitos humanos no contexto nacional, envolvendo lutas pela cidadania, num segundo momento, traz especificidades da trajetória de protagonismos da luta pela igualdade de gênero. Busca atender propostas do Plano Nacional de Direitos Humanos – 3, fomentando aprofundamentos teóricos que se concretizam em ações pedagógicas como debates, oficinas, produções textuais.
Membros da Equipe de Execução: Sérgio Guilherme Santos Portella e Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
Bolsistas: Caroline Salgado de Souza, Luísa Eduardo Sarmento e Ezequiel Nunes Pires
Público-alvo: Alunos do ensino médio integrado e dos cursos superiores
>> Mostra Turística do Litoral Norte
Coordenador: Jamile Cezar de Moraes
Mostra de Turismo do Litoral Norte consiste em uma atividade interdisciplinar do curso técnico subsequente Guia de Turismo. Para tanto, pretende-se desenvolver um estudo interdisciplinar voltado para o turismo, a partir da realidade presente nos municípios que compõem a região turística Litoral Norte, a qual a instituição de ensino está localizada. Nesse sentido, busca-se conhecer melhor os aspectos históricos, geográficos, artísticos, econômicos sociais e turísticos, o projeto visa desenvolver uma mostra para apresentar os municípios da região enquanto cidade turística, com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula, nas disciplinas ofertadas no primeiro semestre do curso à comunidade escolar do IFRS.
Público-alvo: Alunos do 1º ano do curso Técnico em Turismo Subsequente