Encantamento e alegria marcam apresentação do espetáculo Le Cirque: Cabeças Coloridas

Uma produção impecável. Assim pode ser definida a apresentação do espetáculo “Le Cirque: Cabeças Coloridas”, que fez dos estudantes dos segundos anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio mestres da arte circense, na tarde de terça-feira, 11 de dezembro de 2018. O auditório do campus foi transformado em picadeiro para encantar o público, composto por estudantes, servidores e por 70 convidados especiais, alunos e professoras das escolas de educação infantil do interior do município de Osório, Angelo Guasselli, do Palmital e Cordeiro de Farias, da Emboaba.

Entre shows de malabares, acrobacias, mágica, humor e dança, surgia o personagem Lelé, um palhaço francês que contou ter caído de paraquedas no pátio do campus. Ele conduziu o espetáculo com simpatia e alegria (e muita trapalhada), deixando as crianças maravilhadas a cada retribuição de carinho com abraços e beijos. O estudante que deu vida ao Lelé, Richard Espindula, foi um show à parte, assim como o professor de Química, Leonardo Uhlmann Soares, o mágico do circo.

No intervalo, o público desfrutou de uma praça de alimentação onde foram comercializados bolos, brigadeiros, pipocas e refrigerantes. O dinheiro arrecadado pelas turmas será utilizado na formatura dos estudantes. Já os alimentos não-perecíveis trocados por ingresso por estudantes, servidores e seus familiares serão doados ao hospital de Osório, São Vicente de Paulo.

A realização do espetáculo circense foi uma proposta da professora Mariana Ost para marcar a conclusão das aulas de Educação Física, que no campus se dá no 2º ano do Ensino Médio. A atividade foi integrada às disciplinas de Educação Física, Química, História, Programação e Gestão de Pessoas. O objetivo, segundo ela, era proporcionar aos estudantes que explorassem suas habilidades físicas, audiovisuais, artísticas, culturais e interpessoais, valorizando o que cada um tem de melhor. Mas foi muito mais que isso!

Luciane Ferreira, professora de Português e Espanhol, disse ter sido umas das coisas mais lindas que viu no campus. “Foi emocionante, maravilhoso, alegre. O envolvimento dos alunos e de alguns colegas de trabalho para que tudo desse certo foi outro espetáculo à parte. Ações como estas devem ser replicadas em nosso campus, pois fazem muita diferença no nosso ensino”. Para a diretora da Escola Cordeiro de Farias, Carine de Jesus, a atividade superou as expectativas: “Sabendo que é do IFRS, já esperávamos que seria legal, mas foi tudo perfeito, da recepção, alimentação, ao espetáculo! As crianças amaram! Nos convidem sempre!”, enfatizou.

O Le Cirque encerrou com uma bela homenagem dos estudantes para a professora Mariana que, emocionada, assistiu à apresentação de um vídeo (making of) com trechos das muitas horas de ensaios e reuniões para a produção do espetáculo. Nas redes sociais, já com os sentimentos em ordem, ela agradeceu a todos que deram vida ao circo: “Estamos de parabéns e posso dizer que merecemos, pois trabalhamos ‘muiiito’ para que tudo desse certo! E realmente foi incrível! Encerramos a nossa Educação Física em alto nível, celebrando o que cada um tem de melhor, valorizando as habilidades individuais e potencializando o valor do trabalho coletivo! Só deu certo porque cada um fez a sua parte! Meu coração está cheio de amor e de energia linda que veio de vocês e das crianças que nos prestigiaram”.

Apresentação de abertura do evento

Barraquinhas de doces e salgados

Mágicos do Le Cirque

Bilheteria do evento