Início da navegação Fim da navegação

Dos quatro trabalhos do IFRS finalistas da Febrace 2019, três são do Campus Osório

Quatro trabalhos de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) são finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2019. A relação foi divulgada na quarta-feira, dia 19 de dezembro de 2018.  Três projetos são do Campus Osório e um do Campus Caxias do Sul. A Febrace ocorrerá de 19 a 21 de março de 2019, em São Paulo.

Confira os trabalhos finalistas e os autores:

Catchpooh: Aproveitamento de Resíduos para Biossíntese de Celulose e Confecção de Embalagem – O projeto busca reaproveitar o resíduo agroindustrial da macadâmia para a síntese microbiana de biomembranas. Autores: Juliana Davoglio Estradioto, Flávia Santos Twardowski Pinto (orientador), Thiago Rafalski Maduro (coorientador) – Campus Osório – área Ciência e Tecnologia de Alimentos

Estudos acerca das Variações Linguísticas de Língua Brasileira de Sinais no Litoral Norte Gaúcho – O projeto busca analisar listas de palavras e constatar os sinais da Libras mais usuais no Litoral Norte gaúcho, a fim de desenvolver uma plataforma didática específica para a região. O objetivo principal é que esta língua seja viabilizada e difundida na comunidade local. Autores: Ana Clara Jardim da Silva, Aline Dubal Machado (orientador), Ingrid Gonçalves Caseira (coorientador) – Campus Osório – área Comunicação

Qualidade Ambiental das Areias de Praia do Litoral Norte Gaúcho – O  projeto tem como objetivo investigar as condições sanitárias das areias das praias de Cidreira e Atlântida Sul, visto que atualmente, apenas a água é analisada e somente no período do veraneio. Autores: Vanessa Teixeira da Rosa, Júlia Oscar Destro, Flávia Santos Twardowski Pinto (orientador), Claudius Jardel Soares (coorientador) – Campus Osório – área Biologia Geral.

A Violência Sexual no Esporte – Luiza Borges Polesso, Bárbara Brito Sponga, Luiza Todeschini Vieira, Mariana Scussel Zanatta (orientador), Vitor Schlickmann (coorientador) – Campus Caxias do Sul – área Sociologia

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. Na feira, são descobertos novos talentos e geradas oportunidades, com diferentes premiações, entre elas a possibilidade de participar de eventos científicos internacionais e bolsas de estudos em instituições estrangeiras. Em 2018, o IFRS também participou da Febrace com quatro trabalhos, recebendo sete premiações.

Início do rodapé