Início do conteúdo

Dia do Orgulho LGBTQI+ é comemorado no Campus Osório


O evento “A luta da comunidade LGBT+ no ambiente escolar” marcou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQI+ no IFRS – Campus Osório. Temas como a luta histórica por seus direitos, a saúde especializada e o mercado de trabalho foram abordados no auditório durante toda a manhã do dia 28 de junho.

Foram convidados os representantes do Coletivo LGBT do RS Ana Nolasco e Leonardo Frosi e o membro
da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero (OAB) Jeandro Borba, criador do canal do YouTube “Discordantes”, que discute as temáticas sobre HIV/AIDS, com foco na prevenção e no acolhimento das pessoas.

Intervenções artísticas também foram promovidas em frente ao bloco de convivência durante os intervalos dos turnos da tarde e manhã. Os alunos do curso técnico integrado Laisa Neves, Brenda Moura, Romero Assis, Maria Luiza Conceição, Karolaine Heckler e Bruno Mauss fizeram uma performance que retratava as fases de aceitação de um LGBTQI+, tanto para si mesmo, quanto para sociedade.

A ação contou com um público expressivo de alunos e servidores e teve início com a apresentação musical da banda “WhatEver”, que tocou músicas como “Tua”, de Liniker e os Caramelows. O evento foi coordenado pela professora e membra do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (Nepgs) Maria Augusta Martiarena, com a organização das bolsistas Gabriela Bittencourt, Fernanda Silva da Rosa, Maria Luiza Conceição e Natally Arboite.

 

Fim do conteúdo